Porto Alegre em Cena

Criado em 1994, o Porto Alegre em Cena é um dos maiores festival internacionais de artes cênicas do Brasil, reconhecido por artistas e grupos teatrais do país e do exterior. O evento, realizado anualmente no mês de setembro pela Prefeitura de Porto Alegre em diversos palcos da cidade, é um dos grandes responsáveis por movimentar a cena cultural da capital gaúcha, promovendo espetáculos de dança, teatro e música, além de debates, palestras, oficinas e reflexões sobre os mais atuais assuntos do universo artístico – sempre com preços acessíveis e opções gratuitas.

Idealizado pelo diretor de teatro Luciano Alabarse – atual Secretário da Cultura de Porto Alegre – o festival é responsável por colocar a cidade no fluxo dos mais importantes artistas da cena contemporânea de todo mundo, tais como: Pina Bausch, Bob Wilson, Peter Brook, Goran Bregović, Meredith Monk e Philip Glass, além de grandes nomes nacionais, incluindo Maria Bethânia, Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Paulo Autran e Aracy Balabanian. O festival também é responsável por ter realizado na capital apresentações de grandes grupos e companhias, como os mineiros Grupo Galpão e Espanca!, o catalão La Fura dels Baus, o japonês Sankai Juku e o francês Théâtre du Soleil.

 Neste ano, sua direção foi assumida por Fernando Zugno, que atua há 12 anos no projeto, responsável pela programação das últimas cinco edições ao lado de Alabarse. Na edição de 2017 o novo curador escolheu colocar as mulheres no primeiro plano da vasta programação que também discutiu questões de gênero e religiosidade. Para isso contou com a presença da multitalentosa artista espanhola Angélica Liddell, atrizes como Nathalia Timberg, Andrea Beltrão, Denise Weinberg, Renata Carvalho e Drica Moraes, e dramaturgas e diretoras, como Grace Passô e Georgette Fadel.

 

Anúncios