Projetos CAC

Veja abaixo os projetos que a Coordenação de Artes Cênicas promove:

 Editais de Ocupação dos Teatros Municipais

É a regulamentação que a Secretaria da Cultura de Porto Alegre promove para distribuir as datas de ocupação dos teatros municipais através de inscrições e seleção por um comitê. São realizados dois editais por semestre, anualmente. Dentro do edital existem alguns projetos de fomento a produção cultural, destinados a novos grupos teatrais e de circo da cena artística, oferecendo temporadas nos Teatros Municipais da cidade. Os projetos Noite do Circo, Novas Caras, Teatro Aberto e Teatro na Cia ampliam o acesso a produção cultural, oferecendo programação gratuita e periódica à população.

  • O Teatro Aberto tem como objetivo  a formação de plateia, ao mesmo tempo divulgar e estimular a produção de grupos novos na cena porto-alegrense, proporcionando espetáculos  com entrada franca para o público infantojuvenil. Com temporadas, sempre nas quintas-feiras, às 10h e 15h, na Sala Álvaro Moreyra ou Teatro Renascença, com  100% da sala para  agendamento prévio de grupos. Notificações recentes.
  • O Novas Caras tem como objetivo divulgar e estimular a produção de grupos novos na cena porto-alegrense e também proporcionar espetáculos com entrada franca para a população. Com temporadas, sempre nas quartas-feiras, às 20h, na Sala Álvaro Moreyra, 50% da sala pode ser agendada para grupos e as demais senhas  são distribuídas 1 hora antes do espetáculo, na bilheteria. Notificações recentes.
  • O Noite no Circo tem como objetivo divulgar e estimular a produção circense contemporânea de  Porto Alegre e também proporcionar espetáculos  com entrada franca para a população. Notificações recentes.

Novas Cenas

É um festival onde as produções artísticas que estão surgindo e se formando ganham espaço nos Teatros Municipais, que ficam disponíveis para o encontro entres jovens. Essa ação foca no estímulo à criação descentralizada e formação de plateia jovem com as instituições que vêm para o teatro prestigiar a nova produção artística da cidade.
Confira as notificações recentes deste projeto.

Mostra de Teatro Infantil

É uma maratona de apresentações infantis nos teatros municipais, além de oficinas de arte para a criançada. Acontece sempre em outubro, em comemoração à Semana da Criança, com atividades gratuitas.

Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA)

Criada em 2013, a  Escola tem por objetivo  a formação de público. Concilia aulas sobre fundamentos de artes cênicas e debates com diretores, atores, produtores e técnicos, tendo como tema produções que estejam em cartaz na capital.  Os encontros são quinzenais, aos sábados, das 9h às 12h, na Sala Álvaro Moreyra. A participação é gratuita e não são exigidos pré-requisitos dos alunos.

Programa Municipal de Fomento ao Trabalho continuado em Artes Cênicas para a Cidade de Porto Alegre

Tem por finalidade selecionar e apoiar a manutenção de projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção, de pessoas jurídicas, na área de artes cênicas, visando o desenvolvimento, bem como o melhor acesso da população aos mesmos.
Confira as notificações recentes deste projeto.

Arrumando a Casa

É um concurso que seleciona grupos de circo, teatro e dança da cidade de Porto Alegre, que queiram investir na reestruturação de seus espaços. São contemplados até 4 projetos, com prêmios de até 10 mil reais.
Confira as notificações recentes deste projeto.

Outras ações que a Secretaria da Cultura de Porto Alegre promove ao longo do ano em parceria:

Festival de Circo de Porto Alegre

Proporciona seminários, palestras, oficinas, mostras artísticas e performances. Destinado ao público e artistas que queiram aperfeiçoar suas técnicas circences. Este Festival é realizado pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre e o  Sindicato dos Artistas do Rio Grande do Sul -SATED/RS.
Mais informações sobre o Festival de Circo de Porto Alegre.

Festival Internacional de Teatro de Rua

Traz a Porto Alegre o melhor da produção de espetáculos de rua do Brasil e dá um passo decisivo tornando-se um evento internacional. O encontro da cidade e de seus habitantes com estes espetáculos promete momentos inusitados de surpresa, estranhamento e beleza.  O Festival  tem o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Mais informações sobre o Festival Internacional de Teatro de Rua.

Festival Palco Giratório de Porto Alegre

A Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação de Artes Cênicas apoia o Sesc no festival Palco Giratório de Porto Alegre, cedendo os teatros municipais para a apresentação dos espetáculos. O Festival é um dos mais expressivos eventos culturais de Porto Alegre, traz à capital espetáculos de todo o Brasil e leva grupos gaúchos para outros estados dentro do Circuito Nacional.
Mais informações sobre o Festival Palco Giratório.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s