Edital Usina das Artes 2022


Além de salas para ensaios, trabalhos de investigação cênica, oficinas e pequenas apresentações, os seis coletivos de artes cênicas receberão um auxílio R$ 2,3 mil. Inscrições até 30 de maio, pelo e-mail usinadasartessmc@gmail.com

Nesta quinta-feira (14), a Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abre as inscrições para o Edital Usina das Artes. Pela proposta, serão contemplados seis coletivos, que ocuparão salas para ensaios, trabalhos de investigação cênica, oficinas e pequenas apresentações. Cada grupo receberá um auxílio R$ 2,3 mil.

Podem participar, exclusivamente, grupos de artes cênicas que tenham realizado suas atividades de natureza artístico-cultural em Porto Alegre, de forma ininterrupta, nos últimos três anos, comprovadas mediante apresentação de folders de divulgação, programas de peças e matérias públicas na imprensa. As inscrições devem ser feitas até 30 de maio pelo e-mail usinadasartessmc@gmail.com, contendo ainda: plano de trabalho, discriminando as atividades a serem desenvolvidas, visando o aproveitamento do espaço durante doze meses; anexos referidos e demais informações solicitadas no edital, que está disponível no site maisteatro.org.

Usina das Artes
O Projeto começou em 2005, com a vontade de ocupar do Centro Cultural Usina do Gasômetro com grupos de teatro, circo e dança para pesquisa artística continuada em Porto Alegre. Com o fechamento da Usina, os grupos foram transferidos para uma nova casa na Rua Santa Terezinha.

O nome Ksa Santa Terezinha foi carinhosamente batizado pelos coletivos, que resistiram e o mantiveram para registrar a memória de uma construção cultural solidária. Atualmente, estão residentes os seguintes grupos: Cambada de Teatro Levanta Favela, Cia Espaço em Branco, Cia Rústica de Teatro, Depósito de Teatro GrupoJogo e Teatro Ateliê.

A atual gestão da SMC busca dar melhores condições para a continuidade do projeto, oferecendo manutenção básica como limpeza, luz, água sem custos para os participantes do Projeto. Desde 2021, o Projeto de Descentralização da Cultura está sediado no Pavilhão ao lado, configurando o complexo como um espaço cultural chamado Casa D – Casa da Descentralização.

“Este é um dos mais significativos e provocativos projetos de ocupação de espaço cultural por coletivos de artes cênicas, e que, neste novo formato, poderá servir de modelo para se ampliar para outros pontos da cidade, aprimorando esta experiência inovadora”, explica Jessé Oliveira, Coordenador de Artes Cênicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: