Além de salas para ensaios, trabalhos de investigação cênica, oficinas e pequenas apresentações, os seis coletivos de artes cênicas receberão um auxílio R$ 2,3 mil. Inscrições até 30 de maio, pelo e-mail usinadasartessmc@gmail.com
Nesta quinta-feira (14), a Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abre as inscrições para o Edital Usina das Artes. Pela proposta, serão contemplados seis coletivos, que ocuparão salas para ensaios, trabalhos de investigação cênica, oficinas e pequenas apresentações. Cada grupo receberá um auxílio R$ 2,3 mil.
Podem participar, exclusivamente, grupos de artes cênicas que tenham realizado suas atividades de natureza artístico-cultural em Porto Alegre, de forma ininterrupta, nos últimos três anos, comprovadas mediante apresentação de folders de divulgação, programas de peças e matérias públicas na imprensa. As inscrições devem ser feitas até 30 de maio pelo e-mail usinadasartessmc@gmail.com, contendo ainda: plano de trabalho, discriminando as atividades a serem desenvolvidas, visando o aproveitamento do espaço durante doze meses; anexos referidos e demais informações solicitadas no edital, que está disponível no site maisteatro.org.
Usina das Artes
O Projeto começou em 2005, com a vontade de ocupar do Centro Cultural Usina do Gasômetro com grupos de teatro, circo e dança para pesquisa artística continuada em Porto Alegre. Com o fechamento da Usina, os grupos foram transferidos para uma nova casa na Rua Santa Terezinha.
O nome Ksa Santa Terezinha foi carinhosamente batizado pelos coletivos, que resistiram e o mantiveram para registrar a memória de uma construção cultural solidária. Atualmente, estão residentes os seguintes grupos: Cambada de Teatro Levanta Favela, Cia Espaço em Branco, Cia Rústica de Teatro, Depósito de Teatro GrupoJogo e Teatro Ateliê.
A atual gestão da SMC busca dar melhores condições para a continuidade do projeto, oferecendo manutenção básica como limpeza, luz, água sem custos para os participantes do Projeto. Desde 2021, o Projeto de Descentralização da Cultura está sediado no Pavilhão ao lado, configurando o complexo como um espaço cultural chamado Casa D – Casa da Descentralização.
“Este é um dos mais significativos e provocativos projetos de ocupação de espaço cultural por coletivos de artes cênicas, e que, neste novo formato, poderá servir de modelo para se ampliar para outros pontos da cidade, aprimorando esta experiência inovadora”, explica Jessé Oliveira, Coordenador de Artes Cênicas.
Deixe um comentário