“Nascido, aqui, em São Leopoldo, o nosso mais importante dramaturgo, Ivo Bender, completa 50 anos de teatro e, no dia 23 de maio, 75 anos de vida. Tanto a obra como o homem de teatro, Ivo Bender, me tocam de uma forma muito profunda, desde minhas raízes na cena, em Porto Alegre.
Durante minha própria trajetória, escrevi, em conjunto com o Grupo Pés na Terra, Dona Possança. Com aquele texto o grupo de atores deu voz à saga dos imigrantes italianos no RS e obtivemos o privilégio de ter essa criação teatral publicada na Coleção Textos & Roteiros (do Instituto Estadual do Livro/RS, em 1988), ao lado de outras duas peças de Ivo Bender. Uma dessas obras era o Cabaré de Maria Elefante, estreada em 1981 (um ano antes da nossa). Coincidentemente, esta peça teatral é, agora, a base para o novo trabalho que eu e o Grupo Experimental de Teatro da SMC estamos preparando, desde outubro de 2010, para estrear na SEMANA de celebração a IVO BENDER, que irá ocorrer de 23 a 29 de maio (numa promoção conjunta da SMC/POA e do SESC/RS).
O Grupo Experimental de Teatro, projeto criado pela SMC, em 2008, e, desde lá, sob minha responsabilidade é uma nova oportunidade para a pesquisa e o aperfeiçoamento de atores locais. Na atual experiência de montagem (a terceira do GET) os atores selecionados e que integram o elenco são Amanda Novinski, André Gazineu, Dinorah Araújo, Juçara Gaspar, Naiara Harry, Paula Souza, Samanta Sironi e Silvana Ferreira. O cenário e o figurino são assinados por Lara Coletti e Marina Schuch, a Iluminação por Carmem Salazar, a maquilagem e os cabelos por Fabrízio Rodrigues. A operação de som está nas mãos de Denis Moreira de Souza. A trilha sonora (bastante eclética, vai do popular tango Jalousie à irreverência de Chocante, canção de Eduardo Dusek) e assim como a direção musical são de Marcelo Delacroix. Carlota Albuquerque, por sua vez, é responsável pela direção coreográfica, já a direção de atores é de Laura Backes e a direção geral (e o roteiro ao lado do grupo de atores) ficam por minha conta. “
Mauricio Guzinski iniciou sua carreira como ator, em 1976, é também diretor e professor de teatro e vem se dedicando, desde 1985, à realização de projetos na área de Artes Cênicas como funcionário da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
* Fotos: Ivo Bender por Fernanda Chemale

Deixe um comentário