Programação – A Arte do Feminino


A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e o ARTE SESC apresentam:

Arte do Feminino
de 08 a 15 de março
ENTRADA FRANCA

Lançamento exposição MULHERES NO PAPEL
Saguão Centro Municipal de Cultura e Teatro de Câmara Túlio Piva
De 8
/03 às 18h30 até 14/03
Personagens femininos da literatura brasileira realizados em técnica de papietagem por um grupo de alunos artistas do Atelier Livre. O trabalho foi desenvolvido nas tardes de sextas-feiras de 2011, em oficinas livres. O título Mulheres no Papel faz referência ao material utilizado tanto na Literatura quanto no suporte da técnica escolhida, bem como do seu ‘papel’ como personagem da literatura brasileira.
Artistas: Betina Borne, Clotilde Maso, Daisy Viola, Eliane Vargas, Hermes Bernardi Jr., Laura Sadocco, Rejane Michel, Santa Pedebos.
Obras inspiradas em: Dona Flor, Macabéia, Gabriela, Diadorim, Dona Anja, Emília, Dona Beja, Anita Garibaldi.

Sarau MULHERES
Teatro Renascença
Dia 8/03, às 19h

Personalidades literárias fazem leituras e debatem sobre a literatura produzida por e sobre a mulher e o feminino. Em meio ao bate-papo com público, será oferecida uma canja musical.
com Jane Tutikian, Christina Dias, Cíntia Moscovich, Cláudia Tajes e Márcia Ivana de Lima e Silva, e canja musical de Vaness

Comédia musical EU TE AMO MESMO ASSIM (RJ)
Teatro Sesc Centro
Dia 08/03, às 20h
Inspirado na música sentimental brasileira e no livro “A Arte de Amar” de Ovídio, o espetáculo é um manual prático do amor, com músicas de Cartola, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Sidney Magal, Chitãozinho e Xororó, Gilberto Gil, João Falcão, Roberto Carlos, Vinicius de Moraes e outros grandes nomes do cancioneiro popular. No palco, os atores Laila Garin e Osvaldo Mil, acompanhados pela Banda Podre, dão todas as dicas pra quem quer conquistar ou esquecer um grande amor.
Elenco: Laila Garin e Osvaldo Mil
Músicos – Leandro Vasques, Ricco Viana, Rick de La Torre e Toninho Van Ahn
Supervisão Geral – João Falcão
Adaptação– Jô Abdu
Direção – João Sanches
Direção Musical – Alexandre Elias
Classificação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos

Espetáculo A LINHA DO TEMPO (RS)

Café Sesc Centro
Dia 8/03, às 19h

com Danny Calixto

Danny Calixto é a cantora, compositora e instrumentista de Porto Alegre, apresentando seu show com músicas do próximo disco “A Linha do Tempo”. Nesta apresentação, além do trabalho autoral apresentará releituras de compositoras e intérpretes brasileiras. Seu repertório visita o samba-funk, afoxé, balada, candombe uruguaio, baião e bossa nova num show recheado de sutilezas, poesia e pulsação.
Músicos: Bruno Coelho na percuteria, Marcos Davi no violão e Everson Vargas no babybass.
Duração: 60 minutos

OFICINA DE CARIMBOS

Teatro Sesc CentroDias 8 e 9/03, às 14h
Criação e desenvolvimento de padronagens para aplicação em tecidos.
Ministrante: Carla Rangel Reichert
Duração: 9 horas
Classificação Etária: A partir de 16 anos

Performance MALENAS – Grupo Ocho Adelante Tango
Dia 8/03
Sesc Centro às 12h30

Estação Mercado Público da Trensurb às 15h30

Esquina Democrática às 17h
Performance de Tango com casais formados exclusivamente por mulheres, surpreendendo o público passante em locais inusitados da cidade. Uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Direção do Grupo: Daniel Osvaldo Carlos.
Direção Coreográfica: Mirian Tamiosso
Classificação Etária: Livre
Duração: 15 minutos

Espetáculo CONFESSO QUE CAPITU (RS)
Teatro Sesc Centro
Dia 9/03, às 20h
Século XXI. Diante de um computador, uma mulher procura desvendar o desejo. Na teia virtual, entre mitos femininos e histórias de deusas, encontra, com um século de diferença, os olhos oblíquos e dissimulados da mais enigmática personagem de Machado de Assis. Sim! Capitolina, o símbolo da mulher desejada, fascina a narradora que transpõe à sua própria vida o desafio de ser Capitu. A premiada cantora gaúcha Adriana Deffenti irá executar ao vivo, acompanhada de um pianista, a música Capitu, de Luiz Tatit que é a trilha do espetáculo, tendo várias incursões.
Após a apresentação será realizado um bate-papo que enfocará o feminino na literatura, no teatro e na música, tanto nas personagens quanto nas pessoas reais.
Atuação Elisa Lucas,
Trilha sonora executada ao vivo Adriana Deffenti
Direção: Roberto Birindelli

Espetáculo A CARPA (RJ)
Teatro Renascença
De 9 até 11/03, às 21h
Ivone Hoffmann e Anna Cotrim se revezam em quatro papéis, em duas épocas e em países diferentes, Brasil e Rússia. Uma mãe que ainda carrega dentro de si o seu país e as tradições dos guetos e uma filha aculturada, que se casou com um “não judeu”. A ação transcorre em um único dia, véspera de Pessach, a páscoa judaica. Em torno da feitura do peixe tradicional, mãe e filha confrontam com humor amargo suas visões de mundo. Nos limites geográficos de uma cozinha, a mãe, cheia de certezas e valores imutáveis, e a filha, na corda bamba entre o que lhe foi legado e o mundo em que vive, têm que descobrir um afeto que, apesar de todas as diferenças, existe adormecido entre as duas.
* Este espetáculo foi selecionado pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2011/2012 e Ministério da Cultura
Autoras Denise Crispun e Melanie Dimantas
Atrizes Ivone Hoffmann e Anna Cotrim
Direção Ary Cosloy
Classificação etária 10 anos
Duração: 80 minutos

OFICINA DANCEABILITYSala Álvaro MoreyraDia 9 às 18h30 e dias 10 e 11/3, às 15h
DanceAbility é um método de dança criado com influências da técnica de Contact Improvisation. A partir de jogos e exercícios para pesquisa de comunicação não-verbal e de movimento, os alunos aprendem como viabilizar uma participação inclusiva, expressando-se e colaborando artisticamente. É realizada em turma mista, com portadores ou não de deficiência .
Ministrante: Kalisy Cabeda
Classificação Etária: A partir de 16 anos

Espetáculo ANATOMIA DA BONECA (RS)
Teatro de Câmara Túlio Piva
Dias 10 e 11/03, às 20h

O espetáculo/performance multimídia é um processo investigativo em torno do universo feminino e da performance-arte como território de amplificação das fronteiras do teatro e dos artistas do corpo.
Direção: João de Ricardo
Performance: Andressa Cantergiani
Duração: 1h15
Classificação Etária: 16 anos

OFICINA DE TEATRO E LITERATURA
Teatro de Câmara Túlio Piva
Dias 10 e
11 às 14h e dia 12/03 às 19h
A oficina propõe transpor fortes e marcantes personagens da Literatura Brasileira para o Teatro. São elas: Diadorim (Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa); Macabéi (A Hora da Estrela de Clarice Lispector), Conceição (Missa do Galo de Machado de Assis) Maga, (O Jogo da Amarelinha de Julio Cortázar), Madame Bovary (de Gustave Flaubert) e Ana Karenina de Leon Tolstói.
Ministrante: Elisa Lucas
Classificação Etária: A partir de 16 anos

Espetáculo APARECEU A MARGARIDA (RS)
Teatro Sesc Centro
Dia 15/03, às 20h

A professora, Dona Margarida, no primeiro dia de aula de uma turma de 5ª série, resolve expor suas idéias nada ortodoxas aos alunos(platéia).Ela fala de maneira cruel e polêmica sobre os fatos da vida: sexo, educação, morte, autoritarismo… Entre tantas outras coisas.Num ato insano e desmedido expõe á turma ao seu capricho mesquinho e solitário, colocando de maneira rude e crua seus valores.Dona Margarida chega ao ápice de sua “aula” quando num acesso desmaia, se retirando logo depois e deixando á turma uma surpresa trágica.
Elenco: Renato Campão e Jairo Klein
Direção, Cenografia,Sonoplastia,Iluminação: EDUARDO KRAEMER
Produção: CIA TEATROFÍDICO
Classificação Etária: 16ANOS
Duração: 1h50min

Mostra Fotográfica MULHER QUER O QUE?
Estação Mercado Público da TrensurbDe 06/03 até 31/05 das 11h às 20h – Na Biblioteca da plataforma de embarque Fotos de Carmem Gamba
A exposição apresenta 10 fotografias retratando as mulheres e seus desejos atualmente. Para demonstrar a pluralidade do universo feminino, Carmem Gamba buscou personagens urbanas de diversas culturas.
Classificação Etária: livre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s