Escola de Espectadores será lançada dia 26 de março


Projeto aberto ao público vai debater espetáculos de artes cênicas em cartaz na cidade. Inscrições para as aulas serão abertas no dia 12/3
  
No próximo dia 26 de março, a partir das 20h, o Teatro de Câmara Túlio Piva será palco do lançamento da Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA), um projeto da Coordenaçãode Artes Cênicas da PMPA, dentro das comemorações da Semana de Porto Alegre.
A cerimônia terá entrada franca e contará com a presença do pesquisador argentino Jorge Dubatti, que criou a primeira escola de espectadores em 2001, na cidade de Buenos Aires, e do coordenador da EEPA, jornalista e dramaturgo Renato Mendonça. As aulas da EEPA se iniciam dia 30 de março, e as inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, a partir do dia 12 de março pelo e-mail  inscrevacac@gmail.com.

As atividades da EEPA seguirão o modelo que já funciona com sucesso em Buenos Aires, Montevidéu, Cidade do México, La Paz, Santiago do Chile, Medelin e Lima, conciliando aulas sobre fundamentos de artes cênicas e debates com diretores, atores, produtores e técnicos tendo por tema produções de artes cênicas que estejam em cartaz em Porto Alegre.

Importante:as atividades da EEPA serão gratuitas e não serão exigidos quaisquer pré-requisitos dos alunos. As aulas serão quinzenais e terão lugar na Sala Álvaro Moreyra (Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307), sempre aos sábados, das 10h30min ao meio-dia. O primeiro ciclo da EEPA se inicia no próximo dia 30 de março e vai até 6 de julho.

Lançamento da Escola de Espectadores de Porto Alegre:
– 26 de março, terça-feira, 20h, no Teatro de Câmara Túlio Piva. Entrada franca.  Participação do pesquisador argentino Jorge Dubatti, inspirador das escolas de espectadores, e do coordenador da EEPA, Renato Mendonça.

Inscrições para a Escola de Espectadores de Porto Alegre:
– A partir do dia 12 de março pelo e-mail  inscrevacac@gmail.com. As inscrições são gratuitas.

Sobre Jorge Dubatti:
Um dos principais nomes da historiografia e da crítica teatrais da América Latina, Jorge Dubatti é pesquisador, teórico e crítico de artes cênicas. Nascido em Buenos Aires, é doutor em História e Teoria das Artes pela Universidade de Buenos Aires. Dirige, desde 2001, a Escola de Espectadores de Buenos Aires (EEBA). Publicou mais de mais 400 artigos em revistas e jornais especializados de Argentina, Alemanha, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Chile, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Uruguai e Venezuela. É autor de livros fundamentais como Teoría y práctica del Teatro Comparado (ensaios, 2003) e Teatro Comparado. Problemas y conceptos (ensaio, 1995).
Sobre Renato Mendonça:
Renato Mendonça é jornalista, escritor, dramaturgo e pesquisador no campo de artes cênicas. Foi editor das áreas de Artes Cênicas e de Música no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, entre os anos de 1994 e 2010. Integra a DRAN – Oficina de Dramaturgia, orientada por Graça Nunes, desde 2007. Cursa o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS e deve defender dissertação no primeiro semestre de 2013.
Anúncios

Uma resposta para “Escola de Espectadores será lançada dia 26 de março

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s