Mais Teatro Entrevista: com Yanto Laitano


MaisTeatroEntrevista: com Yanto Laitano

Foto Adriana Delacroix

por Sharon Nunes

Yanto dos Santos Laitano é um compositor, pianista, cantor e produtor brasileiro nascido no dia 26 de abril de 1973 em Curitiba, Paraná. Graduou-se Bacharel em Música e Mestre em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É autor de trilhas sonoras premiadas para filmes e documentários. Suas atividades artísticas transitam pela música, teatro e cinema.

Nesta entrevista, Yanto nos conta como se originou sua relação com o público infantil e relata a criação do espetáculo Orquestra de Brinquedos, sucesso em 2014 pelo interior do estado e que volta a estar em cartaz na Sala Álvaro Moreyra aos finais de semana até o dia 12 de abril de 2015, às 16h30.

 ∞

  • Mais Teatro: Como nasceu a ideia da Orquestra de Brinquedos e como foi realizada a escolha do elenco?

Yanto: Tudo aconteceu quando eu entrei em uma loja de instrumentos musicais e vi um jogo de 8 sinos musicais, cada um com uma nota diferente e que completavam uma escala musical. Ao lado tinha um piano e uma bateria, tudo de brinquedo. Então a ideia já veio pronta, como nome e tudo: uma orquestra de brinquedos onde também os músicos seriam de “brinquedo”. Para completar o time de quatro soldadinhos e uma soldadinha, eu convidei músicos que já participavam de outros projetos comigo.

  • Mais Teatro: Como começou seu envolvimento com o público infantil?

    Fotografia do músico Yanto laitano com o figurino do espetáculo Orquestra de Brinquedos.

    Foto Raul Krebs

Yanto: Eu fui diretor musical do Circo Teatro Girassol durante 7 anos. Alguns espetáculos da trupe são direcionados para o público infantil, em especial o “Lili Inventa o Mundo”, de Mário Quintana com adaptação para o teatro feito por Dilmar Messias que é diretor do Circo Girassol. Essa peça sempre funcionou bem com o público infantil, e sempre gostei muito de participar como músico, tocando ao vivo no palco. Anos depois o Dilmar remontou a peça e eu fiz uma nova versão de todas as músicas desse espetáculo.

  • Mais Teatro: O que muda na elaboração de um espetáculo direcionado a crianças?

Yanto: As coisas com a Orquestra de Brinquedos sempre aconteceram naturalmente então eu nunca pensei muito nisso. Quando eu criei o projeto, os elementos que “falam” diretamente com as crianças já estavam embutidos na ideia: os instrumentos de brinquedo, os músicos-soldadinhos e o repertório de cantigas de roda.

  • Mais Teatro: Quais as mudanças que o espetáculo teve entre a temporada de 2014 e 2015?

Yanto: O repertório foi ampliado, com o acréscimo de mais músicas de domínio público, que são aquelas cantigas que as crianças aprendem quando são pequeninhas, como Alecrim e Peixinhos do Mar. Também incluímos músicas do folclore gaúcho, como Pezinho e Boi Barroso e incorporamos alguns novos instrumentos de brinquedo, como um tecladinho e buzinas musicais. Além disso, agora contamos com um cenário criado pela Luciana Delacroix que deixou o espetáculo ainda mais bonito.

  • Mais Teatro: Qual a expectativa do grupo com essa temporada na Sala Álvaro Moreyra?

Yanto: Até agora todas as apresentação da temporada tiveram lotação de público, o que superou todas as nossas expectativas. Além do espaço de destaque que a Orquestra de Brinquedos está recebendo por parte da mídia, estamos tendo um retorno maravilhoso das pessoas que nos assistem, o que está gerando a melhor divulgação de todas: o boca a boca. Estamos tão felizes com isso tudo que já estamos pensando em realizar uma outra temporada.

Soldadinhos de Chumbo da Orquestra de Brinquedos (da esquerda para a direita):  Fábio “Musklinho” Ly, Marina Mendo, Yanto Laitano, Filipe Narcizo Mello e Beto Chedid

Foto Raul Krebs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s