Dia 31 de março, às 20h na Sala Álvaro Moreira, aconteceu a reunião pública sobre o Edital de Ocupação dos Teatros Municipais de Porto Alegre.
Na reunião a Secretaria de Cultura conversou com a classe artística sobre as temporadas para cada linguagem. Veja abaixo as questões levantadas pelos presentes.
Sobre teatro para crianças:
- Pede-se mais temporadas compartilhadas, inserindo o Teatro Renascença.
- Aumentar a oferta de temporada.
- Pediu-se distribuição de temporadas isoladas, igualmente entre teatro para o público adulto e infantil.
- Sugere-se oferta de datas durante a semana para que o grupo possa vender ingressos a escolas.
- O Projeto Teatro Aberto poderia ter metade da sala destinada à venda de ingressos para escolas.
- Inserir na ficha de inscrição informações acerca do cenário, definindo se o trabalho inscrito utiliza cenário grande, pequeno, etc. (isso visando ajustar a divisão de espaço entre os grupos que tiverem de compartilhar o teatro).
Sobre dança:
- Sugestão para a comissão de avaliação de dança, o currículo do grupo, sua trajetória e tempo de existência, juntos deveriam compor um critério.
- Aumentar o percentual de obrigatoriedade do registro profissional.
- Sugere-se que o tempo de criação do espetáculo seja um critério.
- Temporadas oferecidas à dança deveria acompanhar o crescimento que a dança teve no mercado, refletindo assim a classe, proporcionalmente.
Sobre questões gerais:
- Sugere-se ter um contêiner na saída do Teatro Renascença para depósito de cenários, aumentando assim a capacidade do depósito.
- Pede-se que seja obrigatório o pedido de registro profissional para todas as temporadas, com 100% da técnica e 75% do elenco. Excluindo assim as temporadas de acesso.
- Sugere que haja temporadas para artistas com propostas inéditas.
Deixe um comentário