ABERTAS AS MATRÍCULAS PARA MAIS UM SEMESTRE DA ESCOLA DE ESPECTADORES


EEPA

Logovermelha EEPA

As matrículas para o segundo semestre da Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA) já estão abertas. Os interessados em participar da EEPA deverão reservar vaga pelo email cac@smc.prefpoa.com.br (incluindo telefone para contato) e depois concluir a matrícula presencialmente durante as aulas da EEPA. A participação nas atividades da EEPA é gratuita, e não se exigem pré-requisitos dos alunos.

Nossa primeira aula está marcada para 15 de agosto, a partir das 9h, na Sala Álvaro Moreyra.

A Escola de Espectadores de Porto Alegre é um projeto da Coordenação de Artes Cênicas (CAC) da prefeitura de Porto Alegre dirigido pelo jornalista Renato Mendonça.

  • O QUE É A ESCOLA DE ESPECTADORES DE PORTO ALEGRE?

A EEPA surgiu em março de 2013, como projeto da Coordenação de Artes Cênicas (CAC) da prefeitura de Porto Alegre dirigido pelo jornalista Renato Mendonça. Nestes dois anos e meio de funcionamento, a EEPA já debateu mais de 50 espetáculos, entre montagens gaúchas, nacionais e internacionais.

  • QUAL O OBJETIVO DA EEPA?

Capacitar os espectadores a assumirem um papel ativo, autônomo e crítico na criação artística. As aulas são planejadas para combinar conhecimentos teóricos com troca de experiências entre artistas e alunos.

  • DE ONDE VEIO A IDEIA DA ESCOLA DE ESPECTADORES?

A inspiração surgiu das ideias do pesquisador argentino Jorge Dubatti, criador da primeira escola de espectadores, em Buenos Aires, no ano de 2001. Já existem iniciativas semelhantes na Cidade do México (criada em 2004), Montevidéu (2006) e Santiago do Chile (2008). No Brasil, a EEPA é pioneira.

  • QUEM PODE CURSAR A ESCOLA?

Interessados em teatro.

  • QUANDO E ONDE SÃO AS AULAS?

As aulas são quinzenais, sempre aos sábados, entre 9h e 12h, na Sala Álvaro Moreyra (Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Verissimo, 307, esquina com Av. Ipiranga). Neste semestre, as atividades se iniciarão no dia 15 de agosto e se estenderão até 21 de novembro.

  • COMO FUNCIONA A ESCOLA DE ESPECTADORES?

O “tema de casa” dos alunos é assistir ao espetáculo-tema indicado pelo coordenador. Em aula, os alunos inicialmente trocam entre si impressões e questionamentos provocados pelo espetáculo-tema e depois discutem com os artistas e técnicos envolvidos nessas montagens. As aulas incluem ainda conversas com convidados, que compartilham experiências e fundamentos teóricos com os alunos.

  • QUANTO SE PAGA PARA PARTICIPAR DA EEPA?

As atividades da escola são gratuitas. Via de regra, os alunos da EEPA têm direito a meia-entrada nos espetáculos-tema.

  • COMO SÃO ESCOLHIDOS OS ESPETÁCULOS-TEMAS?

A indicação é feita levando em conta as montagens de teatro adulto em cartaz em Porto Alegre e de que forma elas podem contribuir para a formação dos alunos.

  • O CALENDÁRIO DE AULAS JÁ ESTÁ DEFINIDO?

Sim, confira:

– AGOSTO 15 e 29

– SETEMBRO 12 e 26

– OUTUBRO 10 e 24

– NOVEMBRO 7 e 21

  • NÃO CONSEGUIREI FREQUENTAR AS PRIMEIRAS AULAS. POSSO ME MATRICULAR DEPOIS?

Sim, a matrícula pode ser feita a qualquer momento. No entanto, é necessário comparecer a no mínimo 75% das aulas do semestre para ter direito ao certificado emitido pela CAC.

  • COMO POSSO OBTER MAIS DETALHES SOBRE A EEPA?

Facebook: Escola de Espectadores

Blog: MaisTeatro

Email: cac@smc.prefpoa.com.br

Telefone: (51) 3289-8064

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s