Sala Álvaro Moreyra
Dia 26 de março de 2016
Das 19h às 01h (do dia 27 de março)
Entrada franca
Pra celebrar o Dia do Teatro e a Semana de Porto Alegre, a Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura, numa parceria com o DAD-UFRGS, convida a todos pra viver a nossa NOITE DO DRAMA, Dramaturgos em Provocações.
Está o drama realmente em crise? É verdade que não há quase dramaturgos em Porto Alegre? Reunimos dramaturgos, pesquisadores, professores e estudantes de dramaturgia pra discutir e problematizar algumas questões. Nesta noite, haverá também o lançamento do site Lexotan do Drama Contemporâneo!
O bate-papo provocativo será seguido de uma Jornada de Escrita Dramatúrgica, onde todos estão convidados a ficar algumas horas conosco em um processo intenso de escrita teatral. Depois, os textos criados poderão ser lidos e compartilhados com o público num formato Sarau. Traga seu material pra escrever, brincar, questionar, suas inquietações e provocações, e vamos ver o que conseguimos pensar/criar juntos!
Vejam os dramaturgos que estarão presentes no evento:
Artur Pinto, ator, diretor, dramaturgo, roteirista e produtor. Iniciou, como profissional, em 1987, mas tem envolvimento com o teatro desde 1974, como artista amador. Dentre seus últimos trabalhos em teatro, como dramaturgo, estão: Homens de Perto; Inimigas Íntimas; Quinto andar, por favor!; Vermelhos, história e paixão; América café, Offline; Lupi, o musical; Estação Brasil e O maestro, o malandro e o poeta.
Claudio Benevenga, é formado em Publicidade pela PUCRS, Artes Cénicas pela UNIRIORJ, Locuçāo pela FEPLAMRS e Pós-graduado em Cenografia pela UNIRITTER. Autor de grandes sucessos do teatro gaúcho, como a comédia Como Emagrecer Fazendo Sexo, indicada ao Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia em 2005. Em 2000 foi contemplado com o Prêmio de Melhor Dramaturgia da Universidade Estácio de Sá do RS.
Diones Camargo, Graduado em Teatro pela UFRGS, é autor de mais de 15 peças, é corroteirista do curta Último Dia Antes de Zanzibar e roteirista do longa-metragem A Colmeia. Seus textos já foram encenados por algumas das mais importantes companhias de teatro do RS, e três deles publicados no Brasil e no exterior. Sua próxima peça estreará em maio de 2016, em Singapura, na Ásia.
Jorge Rein, contista, poeta, dramaturgo e tradutor. Nascido em Montevidéu, Uruguai, em 1948. Residindo em Porto Alegre desde 1971. Textos encenados no Brasil, Uruguai e Portugal.
Julio Conte, psicanalista, diretor de teatro, dramaturgo e ator. Graduado em Direção Teatral e Medicina pela UFRGS, especialização em psicanalise pelo Centro de Estudos Psicanaliticos de Porto Alegre. Troféu Açorianos de melhor direção e melhor espetáculo com Não Pensa Muito Que Dói. Prêmio Mambembe, os melhores do ano, Rio de Janeiro e Açorianos Prêmio Especial do Juri com Bailei na Curva. Troféu Quero quero de melhor direção teatro infantil com Pedro e a Girafa. Troféu Açorianos de Melhor texto dramático com O Rei da Escória e Açorianos de Literatura com Não Pensa Muito Que Dói.
Luiz Paulo Vasconcellos, ator, diretor teatral, dramaturgo, poeta e historiador brasileiro. Natural do Rio de Janeiro, Luiz é famoso pela produção de um Dicionário de Teatro.
Marcelo Ádams, ator, diretor teatral e dramaturgo. Professor do curso de Teatro- Licenciatura da Uergs, Mestre em Letras- Teoria da Literatura pela PUCRS, Doutorando em Teatro pela UDESC, fundador da Cia. Teatro ao Quadrado.
Renato Mendonça, jornalista e mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Editor de teatro no jornal Zero Hora, por 15 anos. Desde 2007, frequenta a Oficina de Dramaturgia orientada pela diretora Graça Nunes. É coordenador da Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA), projeto da secretaria de Cultura de Porto Alegre, desde março de 2013. Coeditor do Agora portal brasileiro de crítica teatral.
Provocadores:
Camila Bauer, professora de teoria teatral e dramaturgia no DAD-UFRGS e professora colaboradora no Master Europeu em Artes do Espetáculo Vivo, na Universidad de Sevilla. Doutora em Ciências da Comunicação e da Informação pela Université Libre de Bruxelles e em Ciências do Espetáculo pela Universidad de Sevilla. Atua como diretora e crítica teatral, destacando-se pelos estudos de semiologia e recepção, com ênfase em espetáculos e diretores contemporâneos.
Clovis Massa, professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, na área de História do Espetáculo, Dramaturgia e Teoria do Teatro. Diretor de Fassbinder – O Pior Tirano é o Amor, de Diones Camargo, e A Bilha Quebrada, de Heinrich von Kleist.
Nelson Diniz, trabalha como ator há 30 anos, com trajetórias no cinema, TV e teatro. É autor do livro CORES BANAIS publicado em 2003, além do roteiro de cinema “A domicílio”.
Quando será?
Eduardo da Silva Schenini
Analista de Processos Sênior – Qualidade e Segurança
Superintendência Médica
(51) 3230-6038
eduardo.schenini@mãededeus.com.br
[HU-03215-Assinaturas-Email – valendo.jpg]
Olá Eduardo,
Atualizamos as informações do post, será dia 26 de março na Sala Álvaro Moreyra.
Abraços,