- Oficina de Teatro de Rua – Arte e Política
A Oficina acontecerá de 12 de abril a 2 de setembro de 2016 – terças, quintas e sextas-feiras
das 14 às 18 horas na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186 – São Geraldo)
Inscrições de 28 de março a 8 de abril de 2016 de segunda a sexta, das 14 às 18 horas.
Na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186 – São Geraldo)
3286.5720 / 30281358
terreira.oinois@gmail.com
A Oficina de Teatro de Rua – Arte e Política abordará os princípios básicos do teatro político e popular com a perspectiva que a rua seja palco de um teatro que se assuma como um constante repensar da sociedade, motivando uma releitura da vida cotidiana. Investigará o movimento, o gesto e a voz para a ampliação do corpo do ator e a ocupação do espaço urbano, proporcionando experimentação de linguagens para o desenvolvimento de personagens, situações, fábulas. Trabalhará elementos e recursos plásticos e musicais que auxiliam a criação poética da cena na rua.
As aulas da Oficina de Teatro de Rua – Arte e Política serão ministradas na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186) e será desenvolvida de 12 de abril a 2 de setembro de 2016, terças, quintas e sextas-feiras, das 14 às 18 horas. A oficina é gratuita e aberta a todos interessados a partir dos 16 anos.A seleção será feita através de inscrição (pessoalmente) e carta de intenção e o resultado da seleção será divulgado a partir das 14 horas do dia 9 de abril de 2016.
- Oficina Popular de Teatro do Bairro São Geraldo
Local: Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186)
Dia: Quartas-feiras
Horário: das 19 às 22h
Informações pelo fone: 3028-1358
Todas as quartas feiras, das 19 às 22h acontece na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186) a oficina Popular de Teatro do bairro São Geraldo. A atividade faz parte do Projeto Teatro Como Instrumento de Discussão Social e é aberta e gratuita a qualquer interessado a partir dos 16 anos.
A oficina que trabalha com improvisação, expressão corporal, interpretação e jogos dramáticos, também prevê a elaboração de exercícios cênicos. Fazendo parte do Projeto Teatro Como Instrumento de Discussão Social a oficina segue os fundamentos principais da Escola Popular de Teatro da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e tem como objetivo fomentar a organização de grupos culturais nos bairros.
O projeto também pretende abrir espaço para sensibilização e experiência do fazer teatral, apostando no teatro como instrumento de indagação e conhecimento de si mesmo e do mundo, assim como veículo de formação, informação e transformação social. Entendendo a cultura como agente formador de mentalidades com consequente influência direta na condução dos rumos da sociedade, e a atividade teatral como a mais objetiva das manifestações artísticas na reflexão do homem sobre si e sua realidade social.
- Oficina de Teatro Livre
Local: Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186)
Dia: Todos os sábados
Horário: das 14 às 17h
Informações pelo fone: 3028-1358
A oficina de Teatro Livre, que acontece todos os sábados na Terreira da Tribo, é gratuita e aberta a qualquer interessados a partir dos 15 anos e não necessita de inscrições, o aluno poderá comparecer no próprio sábado com roupa confortável para a realização de trabalho físico/prático.
A oficina trabalha com alguns princípios básicos do fazer teatral como: improvisação, expressão corporal, interpretação, jogos dramáticos, etc.
- Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz – Jogos de aprendizagem em abril!
A Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz Jogos de Aprendizagem 2016 apresenta o espetáculo “Hamlet envenenado, ou o gosto do azedo” com o Grupo Rito.
O espetáculo “Hamlet envenenado, ou o gosto do azedo” com o Grupo Rito será apresentado nos dias 8, 15 e 22 de abril (sextas-feiras), às 20h, na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186).
A Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem é um compartilhamento do processo pedagógico colocado em prática pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz através dos exercícios cênicos criados nas Oficinas Populares de Teatro dentro da ação Teatro Como Instrumento de Discussão Social e através da Oficina Para Formação de Atores da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo.
O RITO – Grupo de Teatro – é um grupo experimental que entende nessa possibilidade de montagem, a importância de fazer um teatro social, crítico e com tantas interrogações para dividir com o público e dialogando com a História da Humanidade e nesse sentido afirmamos: “é preciso aceitar a presença dos mortos como parceiros de diálogo ou como destruidores – somente o diálogo com os mortos engendra o futuro”, como já dizia Müller.
O Grupo se constituiu após a formação de atores na Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo, com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Hoje desenvolve uma pesquisa no campo da dramaturgia pós-dramática e com o Teatro Ritual.
“Hamlet Envenenado”
Inspirado no personagem ícone do teatro universal de Shakespeare, “Hamlet envenenado, ou o gosto do azedo”, é uma visita na obra do bardo inglês, abrindo janelas por Heiner Müller e por poemas de exílio e de resistência de alguns poetas palestinos, com suas respectivas obras: Hamlet Máquina e Lamentos dos Oprimidos.
Esse farrapo de Shakespeare, que perdido na corrupção familiar promete vingança ao fantasma do pai assassinado e que serve de moldura ao grito de Ofélia, que clama por vingança. É uma história atual, amparada pelos fragmentos de Heiner Müller e por sua violenta visão de mundo.
Embora seja uma metáfora do homem moderno e de suas consequências de vida, Hamlet é o espelho do teatro e dos homens de teatro diante da crise do artista-intelectual em sua consciência de impotência. Nosso drama não se realiza mais, estamos saturados. O vicio da modernidade tem gosto azedo e nos envenena com a ausência de referencias. O sexo, o poder, o dinheiro e a ganância são ingredientes desse veneno que bebemos cotidianamente, sentados, vestindo a máscara de espectador. Tirai-vos essa máscara!
Entrada franca!
Demais informações: www.oinoisaquitraveiz.com.br
Deixe um comentário