Secretaria da Cultura de Porto Alegre promove programação gratuita em homenagem ao centenário de morte do escritor Simões Lopes Neto


Historietas - Foto Adriana Marchiori

Foto Adriana Marchiori

Em 2016 se completam 100 da morte do escritor gaúcho Simões Lopes Neto. Dentro das programações em sua homenagem está a temporada do espetáculo Historietas, da Palco Aberto Produtora, no Teatro Renascença. Em entrevista exclusiva ao blog Mais Teatro o diretor da peça, Rodrigo Márquez, conta como surgiu a ideia de fazer um espetáculo inspirado nos contos do autor regionalista e como foi a montagem da peça.

O espetáculo Historietas surgiu da mescla de contos do autor e propõe ao espectador um mergulho no universo fantástico e pampeano do escritor. Na montagem o jogo teatral assume seu estado mais puro e transmite ao público o clima regional presente na obra de Simões. Foram sete meses de pesquisa, ensaios e planejamento até a estreia do espetáculo em outubro de 2015, no Teatro de Arena.

“A cada semana a gente vinha com uma proposta em cima do que a gente havia trabalhado e melhorava aquela dramaturgia. Assim foi surgindo pouco a pouco o espetáculo. Acho que o espetáculo só ficou pronto, finalizado para a gente estrear uns oito, nove dias antes da nossa estreia em outubro,” afirma Rodrigo Marquez.

Rodrigo também destacou o pioneirismo de Simões na escrita regionalista. “No Brasil, o Simões é considerado pioneiro na escrita do realismo fantástico, que tem o Gabriel Garcia Marques. E há cartas onde o Guimarães Rosa, quando vivia na Europa, tomou conhecimento da obra do Simões e falou que conheceu e teve contato com o escritor regionalista e ficou fascinado”, afirmou.

O espetáculo Historietas tem direção de Rodrigo Marquez. A atriz Danuta Zaghetto é assistente de direção. No elenco estão os atores Alexandre Borin, Julia Kieling, Mariana Rosa e Rodrigo Marquez. Paulo Fontes e Eduardo Rocha da Cia.Gente Falante dirigem o núcleo de formas animadas da peça. A dramaturgia fica por conta dos atores Rodrigo Marquez e Julia Kieling. A iluminação e operação de luz é de Fabiana Santos. Os figurinos são do Alexandre Grivicich, que contriubuiu também na concepção e execução da ambientação cênica e dos objetos, juntamente com o coletivo artístico do espetáculo. A trilha sonora original é de Marcos Acosta. A operação de som é de Cícero Neves e Júlio Estevan. E as artes gráficas são da Arquitetura Combinada.

O espetáculo Historietas fica em cartaz nos dias 16,17, 23 e 24 de Julho, às 16h, no Teatro Renascença do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Av.Érico Veríssimo, 307) com entrada franca.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s