O Mundo de Hermes


O Mundo de Hermes

De 17/8 a 31/8

Centro Municipal de Cultura

Todas as atividades são gratuitas

Um mundo cheio de artes celebra a obra múltipla de Hermes Bernardi Jr

Show, livro inédito, exposição, contação de histórias, saraus e oficinas marcam homenagem ao autor, morto ano passado

“Gosto de me pensar como um liquidificador, que mistura, processa”. A frase é do ator, diretor, dramaturgo, ilustrador e escritor Hermes Bernardi Jr, que morreu em novembro de 2015, vítima de câncer. Em agosto, amigos e admiradores de Hermes vão recriar, no Centro Municipal de Cultura, em Porto Alegre, o mundo dele. Ou seria um enorme liquidificador? Com exposições, saraus, shows, oficinas de ilustração, contação de histórias, mostras escolares e demais atividades, todas gratuitas, O Mundo de Hermes vai agregar em um só lugar diferentes manifestações artísticas que eram matéria de inspiração para o artista, numa forma de homenageá-lo e de consolidar o que ele deixou de legado.

– Tudo começou com a ideia, entre amigos, de fazermos uma pequena exposição para mostrar o trabalho de Hermes como ilustrador, o material publicado em livros e os demais, desenvolvidos por ano no Atelier Livre da prefeitura. Mas como ele sempre foi uma usina de ideias, justamente por isso, transitando em diversas áreas da produção cultural da cidade, vimos o evento crescer e se tornar um mundo todo, numa tentatina de dar desses múltiplos talentos dele – conta Annete Baldi, diretora da Editora Projeto, uma das realizadoras do evento, em parceria com a Artes e Ofícios, Editora Biruta, DCL, Edelbra Editora e Zit Editora, além de Câmara Rio-Grandense do Livro, Elefante Letrado, Atelier Livre e prefeitura de Porto Alegre.

Na programação do evento, a Editora Projeto vai lançar um livro infantil póstumo do autor, Inventário de Gente, que, por conta de sua partida, não pôde ser finalizado com as ilustrações de Hermes. Os textos da obra, que estimula o respeito às diferenças com muita emoção e diversão (veja trechos inéditos abaixo), foram associados aos traços da ilustradora Rosinha, que autografará o livro no lançamento, dia 17 de agosto, às 17h, no Saguão do Centro Municipal de Cultura.

– Tive o privilégio de ser editora do Hermes, um autor tão crítico como exigente. Publiquei três livros que foram curtidos intensamente por ele em todo o seu processo de produção e divulgação. E, agora, publicando um livro póstumo, não dá tristeza. Dá muita alegria. Perpetuar a obra é uma forma de ele continuar entre nós – diz Annete.

Além do lançamento do livro, dia 17, um pocket show, sexta-feira, dia 19 de agosto, às 19h, com Monica Tomasi e Marcelo Delacroix, vai marcar a abertura oficial do evento, que se estende até 31 de agosto. No repertório, entra a canção Flor, de Nico Nicolaiewski e Silvio Marques, que o Hermes apreciava, além de outras que, de uma forma ou de outra, dialogam com a literatura, como Chove sobre a cidade (M. Delacroix/Ronald Augusto), Depois do Raio (M. Delacroix/Arnaldo Antunes), Tresavento (M.Delacroix/Leandro Maia) e História de nós dois (M.Delacroix/Leandro Maia), Cantiga de Eira (Barbosa Lessa). O show acontece no Teatro Renascença e as senhas para o espetáculo serão distribuídas a partir das 18h, no dia do evento, no local.

Além do lançamento do livro inédito e do show, o evento vai abrir o mundo de Hermes para quem tem curiosidade de conhecer mais sobre o seu processo de trabalho. Uma exposição permanente com ilustrações, livros, pinturas, objetos pessoais, textos, fotos e vídeos do artista funcionará diariamente, das 8h30min às 22h, no Saguão do Centro Municipal. Dois saraus também levarão textos inéditos ao público na Sala Álvaro Moreira. Dia 23/8, das 19h às 20h, Geórgia Reck e Márcia Ivana de Lima e Silva farão a leitura do livro Eu é um outro, e, no dia 30/8, também no mesmo horário, será a vez Senhor Esquisito ganhar vida nas vozes de Elaine Regina e Evandro Soldatelli:

1 – O Sr. Esquisito não tem namorada. Já teve. Muitas. Sorri, sempre, um sorriso moleque quando lhe perguntam sobre esses amores. E no sorriso do Sr. Esquisito pode-se ver que ele foi muito feliz em cada namorico que teve. Ele não sofre nem um pouco ao lembrar. Parece até que não pensa sobre isso. Parece que o Sr. Esquisito tem um grande prazer de lembrar como foi bom tudo o que viveu com cada namorada. É de fato mesmo esquisito este senhor.

2 – No final de cada dia esquisito como este o Sr. Esquisito toma banho, veste seu roupão, seu pijama e calça as chinelas que ganhou não se sabe de quem. Ele vai a uma pequena sala que parece biblioteca, mas também parece um escritório. Acende a luz do abajur. E senta-se diante da escrivaninha. Ali ele gosta de ficar em silêncio e escrever nas páginas brancas das muitos cadernos que ele guarda nas gavetas. Ele escreve, escreve e escreve. Olha para o nada. Sorri. Faz caretas. Acomoda o fio de cabelo que não se ajeita no topo da cabeça. Coça a cabeça como se à procura de uma palavra que mais se ajeite, que melhor se acomode na frase que está escrevendo. O Sr. Esquisito escreve, escreve e escreve. Olha para o nada procurando o tudo. Ele acredita mesmo que para escrever sobre tudo precisa de vez em quando olhar para o nada. O Sr. Esquisito tamborila a ponta do lápis sobre a escrivaninha. E escreve mais. Nas páginas dos cadernos o lápis começa uma conversinha com o papel. Conversinha que o Sr Esquisito gosta de ouvir por que o tempo passa mais devagar. Quando o Sr. Esquisito percebe, já é noite. E aquele nada que estava nos olhos, e talvez no coração do Sr. Esquisito, parece que se transformou em quase tudo no papel que estava em branco.

Oficina de ilustração dias 20/8, das 14h30 às 16h, com André Neves, e 22/8, das 19h às 20h30, com Daisy Viola, fazem parte da programação, na Sala de Desenho do Atelier Livre, mediante inscrição pelo e-mail omundodehermes@gmail.com e contação de histórias para todas as idades acontecem aos sábados e domingos, dias 20, 21, 27 e 28, às 11h, sem necessidade de agendamento, em frente ao local. Todas as atividades são gratuitas.

SAIBA MAIS

Natural de São José do Ouro, Bernardi publicou seu primeiro livro, “Abecedário Alegre do Porto”, em 1998. A primeira obra lançada como ilustrador foi “Doido pra voar”, de 2009. Autor também de peças teatrais para crianças e algumas adaptações, Bernardi percorreu o Brasil com projetos para contar histórias. Dentre seus livros, estão ainda “Planeta Caiqueria”, “Casa Botão” e “Liliput de Sorvete e Chocolate”.

LIVRO INÉDITO

Inventário de gente, de Hermes Bernardi Jr com ilustrações de Rosinha

Sinopse: dá para listar todos os tipos de gente que existem no mundo? Sim! Não! Talvez! Pois o Hermes fez desse inventário possível mais um motivo para a sua poesia e deu às palavras todo o espaço que elas precisam para voar.

Onde comprar? Livro está em pré-venda até 16/8 no site com frete grátis até o lançamento oficial, dia 17/8

Trecho inédito:
Tem gente de nariz entupido
Tem gente de olhar aberto
Tem gente com sentimento encardido
Tem gente que gosta inteiro
Tem gente que gosta dividido

ISBN:
Ano da 1ª edição: 2016
Nº de páginas: 28 páginas
Acabamento: Brochura

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Abertura Oficial
• 19/8, sexta-feira, às 19h
Pocket Show com Monica Tomasi e Marcelo Delacroix no Teatro Renascença.
Distribuição de senhas a partir das 18h no local.

Exposição 
Originais de ilustrações dos livros, Pinturas, Instalação, Tapete Mágico com Mala de Livros, Objetos Pessoais, Textos, Fotos, Vídeos, Livros escritos e ilustrados pelo autor. Curadoria de Daisy Viola. No Saguão, diariamente, das 8h30 às 22h.

Mostra Escolar / Os livros de Hermes e seus leitores
Apresentações de escolas < contação de histórias, leitura dramatizada, sarau ou vídeo-documentário > no Teatro Renascença, somente com agendamento exclusivamente feito através do email: omundodehermes@gmail.com. Inscreveremos no máximo 50 alunos por escola para uma mesma atividade.

  • 18/8 quinta – 10h Renascença
    Atividade: Sarau
    Livro:Dez casas e um poste que Pedro fez
    Escola Projeto 2º ano/T21
    Público: alunos das séries iniciais (1º ao 5º)
  • 19/8 sexta – 10h Renascença
    Atividade: Contação
    Livro:Planeta Caiqueria
    Colégio Farroupilha 2º ano
    Público: alunos das séries iniciais (1º ao 5º)
  • 19/8 sexta – 15h Renascença
    Atividade: Sarau
    Livros:E um rinoceronte dobrado + Dez casas e um poste que Pedro fez
    Escola Estadual Prof. Leopoldo Tietböhl / T32, 61 e 63
    Público: alunos das séries iniciais (1º ao 5º)
  • 23/8 terça – 10h Renascença
    Atividades:
    Vídeo-documentário 20′
    Escola Projeto 4º ano/T42
    Vídeo-documentário 3’29”
    Escola Estadual Prof. Leopoldo Tietböhl
    Público: alunos do 3º ao 6º ano
  • 24/8 quarta – 10h Renascença
    Atividade: Contação
    Livros:Casa Botão
    Escola Estadual Prof. Leopoldo Tietböhl / T51
    Público: alunos das séries iniciais (1º ao 5º)
  • 24/8 quarta – 15h Renascença
    Atividade: Contação 40′
    Livros:Vá dormir, Princesa! + E um Rinoceronte Dobrado + Medo dó de medo
    Escola Municipal Alberto Pasqualini – Grupo Voelendo
    Público: alunos das séries iniciais (1º ao 5º)
  • 25/8 quinta – 10h Renascença
    Atividade: Vídeo-documentário 20’
    Escola Projeto 4º ano/T41
    Vídeo-documentário 3’29”
    Escola Estadual Prof. Leopoldo Tietböhl
    Público: alunos do 3º ao 6º ano
  • 25/8 quinta – 15h Renascença
    Atividade: Leitura Dramatizada 45′
    Livros:Doido pra voar + Eu é um outro
    Escola Municipal Alberto Pasqualini – Grupo Voelendo
    Público: alunos das séries finais (6º ao 9º)

Lançamento de livro
 17/8, quarta-feira, às 17h
Inventário de Gente 
texto infantil inédito de Hermes Bernardi Jr., ilustrado por Rosinha. Demonstração do livro digital, leitura da obra e sessão de autógrafos com a presença da ilustradora. Aberto ao público, no Saguão.

Contação na Rua
 Sábados e domingos, dias 20, 21, 27 e 28, às 11h.
Contação de histórias para todas as idades > atividade aberta ao
público e sem agendamento, em frente ao Centro Municipal de Cultura.
Em caso de chuva, no Saguão.

Terça eu conto pra você
Sarau para jovens e adultos, aberto ao público, na Sala Álvaro Moreira,
nos dias 23 e 30, das 19h às 20h
 23/8 Leitura do livro Eu é um outro,
com Geórgia Reck e Márcia Ivana de Lima e Silva
 30/8 Leitura do texto inédito Senhor Esquisito,
com Elaine Regina e Evandro Soldatelli

Oficina de ilustração
Sala de desenho do Atelier Livre > Vagas limitadas.
Inscrições gratuitas exclusivamente pelo email omundodehermes@gmail.com

  • 20/8, sábado, das 14h30 às 16h
    Oficina de Colagem com o ilustrador André Neves
    22/8, segunda-feira, das 19h às 20h30
    Oficina de Rasgadura com a artista Daisy Viola

Café com Arte do CAL
Bate-papo com artista convidado no Café do Lupi, aberto ao público
 24/8, quarta-feira, das 17h30 às 19h > convidada: Ana Flávia Baldiserotto, ex-professora de Hermes no Atelier Livre.

Minicursos para Professores
Vagas limitadas. Inscrições gratuitas exclusivamente pelo email omundodehermes@gmail.com / Certificado de participação para professores que solicitarem previamente.

  • 18/8, quinta-feira, das 9h às 10h30
    Vai dormir, Princesa!+Conchas: Roteiros de Leitura > Elaine Maritza
  • 18/8, quinta-feira, das 19h às 20h30
    A plataforma de leitura Elefante Letrado > Rosália Saraiva e Simone Sudbrack
  • 23/8, terça-feira, das 9h às 10h30
    Pé de sapato+Medo dó de medo: Roteiros de Leitura > Ana Paula Cecato
  • 23/8, terça-feira, das 14h às 15h30
    A plataforma de leituraElefante Letrado> Rosália Saraiva e Simone Sudbrack
  • 25/8, quinta-feira, das 9h às 10h30
    A plataforma de leituraElefante Letrado> Rosália Saraiva e Simone Sudbrack
  • 25/8, quinta-feira, das 19h às 20h30
    Doido pra voar+Eu é um outro: Roteiros de Leitura > Elaine Maritza
  • 31/8, quarta-feira, das 9h às 10h30
    E um rinoceronte dobrado+Dez casas e um poste que Pedro fez: Roteiros de Leitura > Beth Baldi
  • 31/8, quarta-feira, das 19h às 20h30
    Planeta Caiqueria: Roteiro de Leitura > Beth Baldi, Fernanda Severo e Michelle Braz

Ciclo de Palestras
No Auditório do Atelier Livre. Vagas limitadas. Inscrições gratuitas exclusivamente pelo email omundodehermes@gmail.com / Certificado de participação para professores que solicitarem previamente.

  • 17/8, quarta-feira, das 19h às 20h30
    O legado de Hermes / Vera Teixeira de Aguiar
    20/8, sábado, das 9h às 10h30
    Criação e criatura / Márcia Ivana de Lima e Silva
    26/8, sexta-feira, das 14h às 15h30
    Artes de Hermes / Ana Claudia Munari
     29/8, segunda-feira, das 19h às 20h30
    A fome de ler de Hermes Bernardi Jr. / Angela Rolla

Acesse a página de O Mundo de Hermes no facebook.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: