O Método Arbeuq


  Local: Teatro Renascença.
  Dias:
de 2 a 9 de novembro, todos os dias, às 20h.

  Duração:  80 minutos.
◈  Indicação:  16 anos.
  Entrada: Inteira R$ 40 e meia R$ 20.

Foto Márcio Garcia

Foto Márcio Garcia

Em uma sala de treinamento de uma grande corporação empresarial, encontram-se cinco candidatos que disputam uma vaga para alto executivo. Entram na sala se apresentam, sem a presença de um mediador. Neste momento revelam-se suas características e personalidades, estabelecendo vínculos de afinidade e as primeiras alianças tácitas. Ficam sabendo que se trata de um método de avaliação novo em que os candidatos são os próprios avaliadores.

Iniciam as eliminações dos candidatos.  Um a um vão sendo eliminados, através de alianças e estratégias calculadas para permanecerem no jogo até ficarem, coincidentemente, apenas os dois competidores que já se conheciam antes deste processo. Deste encontro fortuito reaproximam-se e voltam a ter esperanças em uma futura relação, ao mesmo tempo em que esta relação pode ser um impedimento ao sucesso na conquista da vaga. Desta situação surge o grande desfecho da obra em que ambos são confrontados com suas convicções éticas.

Criar um espetáculo de teatro que dialogue com a contemporaneidade fundada na convergência de linguagens artísticas, no uso de tecnologias e procedimentos cênicos e nas trajetórias e habilidades artísticas dos integrantes. O título “O Método” sugere meio ou técnica para fazer alguma coisa e também um espaço de experimento e forma de execução de acordo com um plano. Neste caso um método fictício que visa domesticar as vontades dos participantes e sua submissão passiva. Entendemos o trabalho como uma obra de convergência de linguagens na medida em que diversas modalidades fazem parte da construção do espetáculo, especialmente o teatro, a dança, vídeo, artes visuais e tecnologias digitais. Com forte apelo visual, definitivo para articulação de texto espetacular e texto dramático. O papel do vídeo compõe a dramaturgia através do diálogo de cenas ao vivo com cenas pré-gravadas e também gravações simultâneas por webcam, trazendo para o debate artístico a noção de presença e aura artística. Além das cenas criadas com os atores haverá projeção de imagens de obras de Bruegel, como “Os Provérbios Flamengos”, “Babel e a Queda dos Rebeldes”, “Bosch como O Juízo Final”, “A Tentação de Santo Antão”, “Alegoria da Gula” e “LUXU”.

Oficinas

◈  Local: Teatro Renascença (DEFINIDO).
◈  Dias: 5 e 6 de novembro, sábado e domingo, das 14h às 17h.
◈  Indicação: a partir de 16 anos.
◈  Entrada: Franca, mediante inscrição através do e-mail aresta.cultural@gmail.com, 20 vagas.

A oficina “Ensaios Metódicos” proporcionará aos participantes contato com algumas dinâmicas experimentadas no processo de criação do espetáculo “O Método Arbeuq”, como a construção de cenas e personagens, jogos de poder e técnica básica de malabarismo.

Oferecida pelo projeto O método, contemplado no Edital 03/2015 Pró-cultura RS FAC #JuntosPelaCultura, será  ministrada pelos atores Carol Martins, Juliana Barros e Renato Santa Catharina.

Carol Martins

É atriz, atuante no teatro e no circo. Em 2015, dirigiu e atuou no espetáculo de circo performance ATMA. Em 2014 participou do espetáculo Ópera Açoriana – Os Descendentes de Atlântida, dirigido por Marcelo Restori, realizado através de um protocolo de Cooperação assinado entre os governos de Açores/Portugal e do estado do Rio Grande do Sul, com apresentação em Ponta Delgada/Açores e Porto Alegre/RS. Em 2013 participou da residência artística do grupo Falos & Stercus, dentro do projeto Teatro do Falos & Stecus – Intercâmbio, Treinamento e Pesquisa para o Trabalho Continuado, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Trabalho Continuado em Artes Cênicas para cidade de Porto Alegre, que resultou na intervenção urbana dirigida por Marcelo Restori, Ilha Dos Amores, realizado numa parceria com 20º Porto Alegre em Cena. Em 2012 participou do projeto promovido pelo 19º Poa em Cena, Conexões em Cena: Formação, Intercâmbio e Montagem, com oficina de Serge Nocolai do Théâtre du Soleil/França, resultando no espetáculo Os Plagiários – Uma adulteração ficcional sobre Nelson Rodrigues, direção de Marcelo Restori, Jezebel De Carli e Mário de Balenti, vencedor do Prêmio Açorianos de melhor dramaturgia, atriz coadjuvante e figurino. De 2009 a 2013 participou de projetos de circo como Ocupado, contemplado com prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo/2009 e com prêmio Funarte Artes na Rua/2012 , também realizou a performance Caixa Constelação, contemplado com Prêmio Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo/2012.

Juliana Barros

Atriz formada pelo Departamento de Arte Dramática e Jornalista, ambas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e jornalista. Atualmente é Diretora/Proprietária da TOP AGÊNCIA PRODUTORA. Atuou nos espetáculos Ali Babá, de Nelson Magalhães e A Grande babilônia, de Eduardo Fachel, em 1989 e Minda Zoológica, direção de João Batista Diemmer, Putz, A Menina que Buscava o Sol, de Ronald Radde, em 1993, A Casa ds Átridas, Esta Propriedade está Condenada, com direção de Jaqueline Pinzon, O Despertar da Primavera, de Zé Adão Barbosa, Causo de Urgência, direção de Fernando Ochôa, em 1994, O Menino Maluquinho, de Irene Brietzke e Bailei na Curva, direção de Julio Conte, no ano de 1995 e Chapeuzinho Amarelo, direção de Camilo de Lélis e Arthur Pinto, em 1997. Recebeu o Prêmio Quero-Quero, de Melhor Atriz por Putz, A Menina Que Buscava o Sol, em 1993, Prêmio Tibicuera e o Prêmio SATED de Melhor Atriz Coadjuvante, por O Menino Maluquinho em 1995, além do Prêmio Tibicuera de Produção Infantil pelo mesmo espetáculo. Em janeiro de 2016, estreou o espetáculo Os Dois Gêmeos Venezianos.

Renato Santa Catharina

Graduado em Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas – UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ator profissional desde 1993, faz parte do Grupo Cuidado que Mancha, coordenado por Raquel Grabauska, onde atua nos espetáculo de repertório do Grupo como: Herlói, o Herói, Maria Teresa e o Javali, MUDAMUNDO (em parceria com a Signi), Programa de Família (em parceria com o Núcleo de Peças Radiofônicas de Porto Alegre) e O Testamento, Diversão em Família. Além disso, atuou em diversos espetáculos como O Jantar, de Patrícia Fagundes, Biba, Dudu, Molenga e Chorona, de Rene Brietzke, O Barão nas Árvores, de Roberto Oliveira e Diário de Um Louco, com direção de Vinícius Cáurio. Como arte-educador trabalhou em instituições como CID/ Centro Integrado de Desenvolvimento, Escola Maria Montessori e OCA – Oficina Cênica de Artes. Também participou como professor de teatro nos projetos de Extensão Universitária da UFRGS, tais como o Parceria da terra (Pró-Reitoria de Extensão) direcionado à grupos assentados do MST/RS e Corpo, Voz e Ação (Instituto de Artes/DAD), oficinas de artes abertas ao público em geral.

➤  Direção: Jessé Oliveira.
➤  Dramaturgia Original: Viviane Juguero.
➤  Adaptação: Elenco.
➤  Elenco: Álvaro RosaCosta, Carol Martins, Elison Couto, Juliana Barros e Renato Santa Catharina.
➤  Assessoria de Movimento: Carlota Albuquerque.
➤  Direção de Produção: Joice Rossato.
➤  Figurino: Daniel Lion.
➤  Iluminação: Fernando Ochôa.
➤  Projeção e VJ: Biel Souza.
➤  Cenografia: Rodrigo Lopes.
➤  Trilha Sonora: André Paz.
➤  Cabelo e Maquiagem: Elison Couto.
➤  Projeto Gráfico: Top Agência Produtora.
➤  Ilustrações: Augusto Lima.
➤  Fotografia de Divulgação: Marcio Garcia.
➤  Assessoria de Imprensa: Bruna Paulin.
➤  Produção Executiva e Mídias Sociais: Laís Werneck.
➤  Produção: Aresta Cultural.
➤  Projeto: Top Agência Produtora.

Página no Facebook.
Evento no Facebook.

Mais informações, no Blog do espetáculo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s