A Mulher Arrastada é a grande vencedora do Braskem em Cena


O espetáculo A Mulher Arrastada foi o grande vencedor do 13º Prêmio Braskem em Cena. O júri oficial elegeu a montagem como o melhor espetáculo local da 25ª edição do Porto Alegre em Cena e também concedeu o prêmio de melhor atriz ou bailarina para Celina Alcântara, protagonista da peça.
A partir de um episódio real ocorrido em 2014, o texto do dramaturgo Diones Camargo ganha força na direção de Adriane Mottola e na atuação de Celina Alcântara, que interpreta Cláudia Silva Ferreira (Cacau), mulher negra e pobre que, após ser baleada por policiais quando saía de casa para comprar pão, teve o corpo arrastado pela viatura da PM no Morro da Congonha (RJ). A peça instiga a reflexão acerca das barbáries a que a população periférica do país é submetida diariamente e questiona o papel da mídia e da sociedade no processo de silenciamento de vozes que expõem e denunciam um sistema excludente e desigual ao apagarem o nome das vítimas, reduzindo-as a mera estatística, tal como ocorreu com Cacau, que passou a ser chamada pela alcunha de “mulher arrastada”.
A escolha ocorreu na manhã desse domingo, 23, pelos jornalistas Alice Urbim, Claudia Laitano, Cristiano Vieira e Roger Lerina. Na categoria de melhor diretor ou coreógrafo, o júri escolheu Liane Venturella, por Imobilhados. Já o título de melhor ator ou bailarino ficou com Zé Adão Barbosa, pela atuação em Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços, enquanto o prêmio na categoria destaque foi concedido para o espetáculo Hiato. Qual a diferença entre o charme e o funk? foi eleito o melhor espetáculo pelo júri popular. Os vencedores foram anunciados durante a festa de encerramento do 25º Porto Alegre em Cena, que reuniu artistas, organizadores e plateia no Centro Municipal de Cultura.
O 25º Porto Alegre em Cena é uma realização do governo federal, por meio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Porto Alegre. O patrocínio master é da Braskem e o patrocínio é de Panvel Farmácias, BarraShoppingSul, Multiplan e Itaú. Os agentes culturais são a Primeira Fila Produções e a Leão Produções. Apoio institucional do Grupo RBS, TVE e FM Cultura. Apoio cultural do Programa Pontes (uma parceria Oi Futuro com o British Council), Vitlog, Sesc-Sistema Fecomércio, Theatro São Pedro e Associação de Amigos do Theatro São Pedro. O festival conta com o financiamento Pró-cultura RS, mecanismo de incentivo à cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.
Os vencedores
Melhor espetáculo (júri oficial): A Mulher Arrastada
Melhor diretor (a) ou coreógrafo (a): Liane Venturella, por Imobilhados
Melhor ator ou bailarino: Zé Adão Barbosa, por Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços
Melhor atriz ou bailarina: Celina Alcântara, por A Mulher Arrastada
Melhor espetáculo (júri popular): Qual a diferença entre o charme e o funk?, do Pretagô
Prêmio Braskem em Cena – O Braskem em Cena se tornou uma das principais premiações das artes cênicas da cidade. Força e prestígio foram adquiridos ao longo de 12 anos fomentando as artes de Porto Alegre ao premiar grandes artistas locais e incentivar o desenvolvimento e a qualificação das produções.
Porto Alegre Em Cena – O Prêmio Braskem em Cena encerrou a 25ª edição do Porto Alegre Em Cena. De 11 a 23 de setembro, o festival propõs uma reflexão sobre o Brasil, reunindo grupos e espetáculos locais, nacionais e internacionais. Diferentes palcos da cidade receberam 49 espetáculos de dança, teatro e música, além de atividades paralelas e formativas. O tema geral do Em Cena foi o Brasil, contemplando questões históricas, étnicas e culturais. “Discutimos o Brasil de forma abrangente. Isso envolveu a África, a Europa, a América, o interior do Brasil, os índios, o território, a democracia e a história. Discutimos o território, imigração, enfim, essa formação de Brasil, de quem somos nós”, explicou o coordenador-geral do festival, Fernando Zugno.
 
Histórico – A primeira edição do Porto Alegre Em Cena foi lançada em 1994. Desde então, o festival oferece anualmente cerca de 50 espetáculos a preços populares, em praças públicas, teatros e espaços alternativos. A cada edição, o Porto Alegre Em Cena atrai uma média de 100 mil espectadores. Nesses 25 anos, já trouxe para a cidade artistas como Peter Brook, Hanna Schygulla, Denise Stoklos, Paulo Autran, Tônia Carrero, La Fura del Baus, Philip Glass, Zé Celso, Fernanda Montenegro e muitos outros.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s