Semana de Porto Alegre


Atrações teatrais celebram o aniversário da nossa capital gaúcha. A semana de Porto Alegre conta com ampla programação que inicia no dia 21 e vai até o dia 30 de março. A cidade completa no dia 26 de março 247 anos e a comunidade teatral se reúne em volta do Centro Municipal de Cultura para prestar homenagem a nossa Porto Alegre.

Confira abaixo a programação das Artes Cênicas e para saber a programação completa entre no site da semana!

Negras em Canto pelo Rio Grande

Foto: Nilveo Pereira Christiano

O Espetáculo “Negras em Canto pelo Rio Grande” chega até o Teatro Renascença para celebrar o aniversário da cidade de Porto Alegre que chega aos 247 anos. A apresentação acontece na sexta-feira dia 29 de Março às 20 horas.

“Negras em Canto pelo Rio Grande” é uma verdadeira Ação Griô Musical, que conta com o Grupo Musical Negras em Canto, quatro cantoras negras, verdadeiras GRIÔS do SAMBA, pelas suas trajetórias e identidade com este segmento cultural, são elas: Maria do Carmo, Renata Pires, Rhosangela Silverio e Yara Lemos, como protagonistas da ação, acompanhadas pelo Grupo Puro Samba, que conta com o renomado João Sete Cordas como músico e produtor musical.  Salientamos que o Grupo Negras em Canto reúne-se há 18 anos sempre em datas significativas e simbólicas para o povo negro especialmente para as mulheres negras, como a Semana da Consciência Negra, Dia Nacional do Samba, Dia Internacional  das Mulheres e o Dia das  Mulheres Afro-Latino Americanas e  Caribenhas e outras datas significativas para as  lutas sociais. O grupo  tem em sua trajetórias Diversos reconhecimentos na Capital e no ano de 2018 foi agraciado com o Edital do  Fundo de Apoio a Cultura – FAC-RS.  No ano de 2019 quer levar este espetáculo para o  maior número de cidades gaúchas.

Ficha Técnica:

Produtor: Sandro Rafael Martins dos Santos
Elenco: Renata dos Santos Pires, Joice Mara Viegas Cunha, Rhosângela Maria Santanna Silvério, Carla Elisa Pires e Silva, Yara Regina Lemos, Maria do Carmo Carneiro, João Manoel da Rocha Soares

Negras em Canto pelo Rio Grande
Teatro Renascença
Sexta-feira (29 de março) às 20 horas
Entrada: Gratuíto
Duração: 30 minutos
Classificação: 14 anos

A Arte Que Nos MOVE

A Arte Que Nos MOVE é uma cena criada pela diretora teatral Patricia Fagundes para o lançamento do MOVE, movimento que promete, reunindo múltiplos e destacados artistas da cena da cidade, em uma celebração da arte e da rede de artistas de teatro, em vários espaços do Centro Municipal de Cultura.

Ensaio aberto da cena – A Arte Que Nos MOVE com direção de Patricia Fagundes

O ensaio será aberto para o público interessado em acompanhar a criação dessa importante diretora da cidade, na fachada do Centro Municipal de Cultura das 9h às 13h do dia 30 de março de 2019. A cena conta com artistas como Heinz Limaverde, Mirna Spritzer, Priscilla Colombi, Suzi Weber, entre muitos outros, em um elenco de trinta pessoas.

O lançamento do MOVE começa às 18.30 do dia 1º de abril, em uma grande concentração cênica no Centro Municipal de Cultura. Neste encontro que ocupa a rua e se estende à cidade, música, intervenções, poesia, dança, cenas breves, em um banquete teatral que também conta com food trucks e bebidas.

A cena A ARTE QUE NOS MOVE será apresentado às 19h30 dentro da programação completa do lançamento do evento.

Logo, o evento segue no Saguão do Centro Municipal, em ambientação e ações cênicas coordenadas por Liane Venturella, reunindo muitos artistas da rede MOVE, como Débora Finocchiaro, Celina Alcântara, Janaina Pelizon, Sandra Dani. Em uma espécie de camarim revelado, com objetos e figurinos do teatro gaúcho expostos, poesia, taro, canções, cenas breves, bar. Na sala Álvaro Moreyra, espaço lounge com exibição de videos, sob a coordenação de Leo Maciel e Mateus Melchiona.

A próxima estação é no Teatro Renascença, com um show cênico musical com músicas de trilhas que marcaram nossa cena, com direção de Adriane Mottola e Jezebel de Carli, contando com artistas como Simone Rasslan, Álvaro RosaCosta, Zé Adao Barbosa, Arlete Cunha.

Para finalizar com chave de outro, convidamos a todos à Festa MOVE, que vai rolar no Saguão do CMC, com vários DJs e muita arte.

O evento tem produção da rede, através de profissionais como Adriane Azevedo, Leticia Vieira, Joana do Carmo, Evandro Soldatelli, Ricardo Vivian, Duda Cardoso, Carlos Azevedo, entre muitos outros artistas associados.                  

A Arte Que Nos MOVE
Saguão do Centro Municipal de Cultura
Sábado (30 de março) às 19h30 horas
Entrada: Gratuíto
Duração: 25 minutos
Classificação: Livre

Tabataba – Dois contra o mundo

Foto: Dayane Alencar

O espetáculo “Tabataba – Dois contra o mundo” chega na Sala Álvaro Moreyra na celebração dos 247 anos da capital. A apresentação acontece no  Domingo, 31 de março, às 20 horas encerrando a semana de Porto Alegre.

Dois irmãos negros que vivem em um bairro pobre chamado Tabataba, localizado em algum lugar do mundo. Num ambiente de calor extremo e tensão à flor da pele, eles discutem sua relação um com o outro e com a comunidade que os cerca.

A partir do texto homônimo de Bernard-Marie Koltès,a dramaturgia navega na história dos atores, misturando apresentação e a performance, a realidade e a ficção, o real e o virtual.

Ficha técnica:

Direção: Sandino Rafael
Elenco: Hayline da Rosa Vitória e Phillipe Coutinho
Iluminação: Fabiana Santos
Operador de projeção: Fabrício Zavareze
Sonoplastia: Sandino Rafael
Cenografia: Chico Machado
Fotografia: Dayane Alencar

Tabataba – Dois contra o mundo
Sala Álvaro Moreyra
Domingo (31 de março) às 19 horas
Entrada: Gratuíto
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s