Abrindo o Verão!


O Projeto Abrindo Verão traz espetáculos teatrais, oficinas e conversas educativas de maneira totalmente gratuita para a comunidade da Vila Planetário. As atividades acontecem entre os dias 29 de novembro e 13 de dezembro, na Casa das Artes Santa Terezinha, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

Com programação ampla para adultos, jovens e crianças, abre a época mais quente do ano com alegria e educação, divertido e entretendo o público com arte, brincadeiras e muito aprendizado. O evento contará com a participação dos grupos do projeto Usina das Artes, residentes da Casa das Artes Santa Terezinha  – GRUPOJOGO de ExperimentAção Cênica, Companhia Rústica de Teatro, Teatro Ateliê, Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA, Companhia Espaço em Branco e Depósito de Teatro

PROGRAMAÇÃO GRATUITA ABERTA AO PÚBLICO

29 DE NOVEMBRO
Leitura encenada “Para acabar com o julgamento de Deus”
20h, na Sala 309 (Ksa Terezinha)
Leitura encenada baseada no texto de Antonin Artaud “Para acabar com o julgamento de Deus”. Com Gustavo Susin, Vicente Vargas, Giorgia Fiorini, Lucca Simas, Eduardo D’Avila, Reynaldo Netto e Jennifer Ribeiro. Direção de Alexandre Dill.

30 DE NOVEMBRO
Espetáculo “Malone Morre”
21h, na Ksa Terezinha
Espetáculo de vivência teatral com direção coletiva.

1 DE DEZEMBRO
Sarau À Lorca
19h, na Sala Ateliê (Ksa Terezinha)
Uma homenagem ao grande autor espanhol, poeta, dramaturgo e músico Federico García Lorca. Leitura de poemas, músicas, trecho de textos serão lidos e encenados.

5 DE DEZEMBRO
Espetáculo “Boca no Mundo” + Mini Sarau
19h30, na sala da Companhia Rústica (Ksa Terezinha)
Solo de Carlos Mödinger, com direção de Patrícia Fagundes, com mini sarau após apresentação.
Sinopse: Uma aula, um depoimento, uma palestra, uma confissão, uma conversa. Boca no Mundo se constrói como um encontro cênico que reflete sobre a palavra em tempos de saturação de imagens. Tecendo memórias pessoais com a história do país misturando matérias da vida e do mundo. Simples, bem simples pra quem sabe tocar o mistério das coisas. A palavra expandindo fronteiras de nossas identidades móveis: migrações, referências biográficas e teóricas, poesia e política. Raízes de um brasileiro descendente de imigrantes, andanças do presente e desejos de futuro. Quem fomos, quem somos e quem podemos ser. Abrir a boca e morder o mundo.

7 DE DEZEMBRO
Espetáculo “BAAL da Luz Vermelha”
19h30, na Sala Cérebro (Ksa Terezinha).
João de Ricardo e a turma de PHC (processos híbridos de criação) 2018 evocam o BAAL DA LUZ VERMELHA, um espetáculo de aprendizagem nascido no espaço entre as obras de Brecht e Sganzerla e o Brasil de hoje.

8 DE DEZEMBRO
Apresentação de Flicts
16h, no pátio da Ksa Terezinha.
Espetáculo Teatral Infantil de bonecos que conta a história de uma cor que procura seu lugar no mundo. Texto de Ziraldo e Direção de Roberto Oliveira. O evento contará com distribuição de pipoca e sorteio de brindes do espetáculo. Com sorteio de brindes da peça, CDs, livros infantis e lanche (pipoca).

10 DE DEZEMBRO
Oficina “Processos Híbridos de Criação PHC – Mutações da Presença”
Dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 18h às 22h. Sala Cérebro (Ksa Terezinha)
A partir do conceito de presença, JdR irá trabalhar com a turma as bases para o desenvolvimento de possível programa de trabalho pessoal voltado para artistas do corpo. A descoberta da ossatura e das articulações em relações complexas com a gravidade, o peso e a tonicidade muscular. Será trabalhado também os processos da respiração e da fala e suas relações com a presença. E, finalmente, a criação de dramaturgias de ação.

13 DE DEZEMBRO
Sarau Bukoswki
20h, na Sala do Depósito de Teatro (Ksa Terezinha).
Sarau literário-musical-cênico-visual que gira em torno da leitura de poemas e trechos da obra em prosa do famoso escritor norte-americano Charles Bukowski, e também de pequenas encenações adaptadas a partir de sua extensa obra autobiográfica. Além disso, comentários sobre a biografia do autor e abertura de espaço para participação da plateia. Roteiro, direção e condução de Roberto Oliveira e participação da atriz Elisa Heidrich.

Festa de Encerramento
21h, no Saguão Ksa Terezinha.
Festa de encerramento do projeto Abrindo o Verão, com bar e música.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL (EXCLUSIVA PARA VILA PLANETÁRIO)

2 DE DEZEMBRO
Espetáculo Infantil “Picadeiro Faz de Conta”
15h, na sala da Cia Rústica (Ksa Terezinha).
Espetáculo infantil com Heinz Limaverde, Roberta Alfaya e Di Nardi. Direção de Patricia Fagundes.
Sinopse: Picadeiro Faz de Conta é uma montagem para toda a família, que busca estimular a nossa capacidade de imaginar, adultos e crianças. A peça celebra a brincadeira, a imaginação e a memória em um picadeiro onde tudo pode acontecer e todos podem ser o que quiserem. Brincando de “faz de conta”, os personagens Grandão, Faceira e Calma Leão nos convidam a inventar mundos e lembrar grandes artistas que compõem a cultura brasileira, como Clementina de Jesus, Luz del Fuego, Pixinguinha, Ruth de Souza, Elke Maravilha, Carolina de Jesus, Mestre Vitalino, entre outros. Histórias, rimas, canções, jogos, bambolês, teatro,
poesia, referências pop e o universo circense compõem esse picadeiro sensível e agitado que propõe um encontro festivo com o público.

6 DE DEZEMBRO
Contação de Histórias e recreação
14h30, na Escola Infantil Piu piu.
Contação de histórias com a atriz Morgana Rosa, momento de confraternização com oferecimento de lanche para as crianças e doação de brinquedos arrecadados para a creche da Vila planetário.

7 DE DEZEMBRO
Oficina de Ciranda Teatral
14h, na Ksa Terezinha.
Oficina de teatro para crianças para a Vila Planetário com Danielle Rosa, Ketelin Abbady e Erick Flores. Coordenação de Danielle Rosa.

10 DE DEZEMBRO
Cantando e Contando Histórias
15h, na Escola Infantil Piu-piu.
De um jeito divertido e uma pesquisa de 20 anos na contação de histórias, este momento é recheado de surpresas, música e alegria, passando por histórias dos grandes escritores infantis da literatura mundial. Oficina de contação de histórias para os professores para a Escola Infantil Piu-piu.

12 DE DEZEMBRO
Oficina de Acrobacias para crianças
14h, na Escola Piu-piu
Práticas e jogos acrobáticos para crianças. Coordenação de Guilherme Conrad.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s