Seminário “Artes Circenses: Estéticas, Diversidades e Mobilização Política”


 18 e 19 de março, das 19h às 22h
Sala Álvaro Moreyra – entrada franca

 

1º Dia (18/03) – “Artes Circenses: Estéticas e Diversidades”

Serão abordadas as questões estéticas do circo clássico, sua evolução e suas novas linguagens. Conceitos como “hibridismo” e “transversalidades”, assim como as novas perspectivas interdisciplinares também serão discutidas na ocasião. À partir dessas noções, questionaremos sobre a questão do circo como linguagem e suas tendências na construção de uma “dramaturgia específica do circo”, uma vez que o circo passa a apresentar propostas temáticas.
Convidados: Marcos Teixeira (RJ) – Coordenação de Circo/FUNARTE e Diretor da Escola Nacional de Circo; Verônica Tamaoki (SP) – especialista em circo e Coordenadora do Centro de Memória do Circo; Flávio Torricceli (SP) – Representante do Circo no CNPC (Conselho Nacional de Política Cultural); Diego Esteves (POA) – diretor e ator do NECITRA/Núcleo de Estudos e Experimentações com Circo e Transversalidades, Dilmar Messias (POA) – diretor do Circo Girassol, Tainá Borges – diretora e artista circense do grupo Circo Híbrido e Primo Augusto Bonaldo – diretor e trapezista do Planet Circus (circo tradicional de lona).

 19/03 – “Artes Circenses: Diversidades e Mobilização Política”

O segundo dia do seminário propõe discutir questões voltadas às políticas públicas referentes ao circo. Análise do panorama institucional do circo no âmbito nacional, estadual e municipal, discussão sobre o caráter do circo como meio de pensar políticas inovadoras para este setor, e as estratégias que possam embasar uma política pública capaz de fortalecer o circo na cidade de Porto Alegre, são temas a serem abordados nessa ocasião.
Convidados: Marcos Teixeira (RJ) – Coordenação de Circo/FUNARTE e Diretor da Escola Nacional de Circo; Verônica Tamaoki (SP) – especialista em circo e Coordenadora do Centro de Memória do Circo; Flávio Torricceli (SP) – Representante do Circo no CNPC (Conselho Nacional de Política Cultural); Marcelo Restori (POA) – Diretor do IEACEN (Instituto Estadual de Artes Cênicas) da Secretaria de Estado da Cultura do RS; Vinícius Cáurio (POA) Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre; Diego Esteves (POA) – Ex-coordenador do Colegiado Setorial de Circo do Estado do RS, Dilmar Messias (POA) – diretor do Circo Girassol e Primo Augusto Bonaldo – diretor e trapezista do Planet Circus (circo tradicional de lona).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s