As Crianças e a Música Instrumental – Concertos Didáticos
- Local: Teatro Renascença.
- Dia: 08 de novembro, às 10h e às 15h (134 vagas para agendamento pela manhã e 138 vagas para agendamento pela tarde).
- Dia: 11 de novembro, às 10h e às 15h (189 vagas para agendamento pela manhã e 299 vagas para agendamento pela tarde).
- Dia: 18 de novembro, às 10h e às 15h (167 vagas para agendamento pela manhã e 239 vagas para agendamento pela tarde).
- Indicação: Ensino Fundamental e Médio.
- Duração: 60 minutos.
A medida em que as músicas são executadas, o maestro trará às crianças rápidas explicações sobre os instrumentos da banda e elementos musicais.
O Concerto Didático executado pela Banda Municipal de Porto Alegre tem como objetivo, incentivar o conhecimento de um grupo musical com essa estrutura, bem como fazer com que o aluno aprecie os instrumentos nas suas variações sonoras e características: afinação, naipes e tamanhos. Outro fator são as divisões: palhetas, metais e percussão.
Podemos dizer que os instrumentos estão inseridos nos parâmetros musicais a partir de seus aspectos: agudo, médio e grave, bem como, dividir os trabalhos durante uma execução musical no sentido melódico, harmônico e rítmico.
Repertório:
1 – Novo Tempo
2 – Pink Panter
3 – Piratas do Caribe
4 – Sítio do Pica Pau Amarelo
5 – Star Wars
6 – Music from The Incredibles
7 – Happy (em construção)
8 – TV – Cartoons in Concert
Para agendar ligue: 3289-8066 (das 9h às 12h e das 14h às 17h), ver regras de agendamento abaixo.
Aos Sãos – Projeto Novas Caras
- Local: Sala Álvaro Moreyra.
- Dias 12 e 19 de outubro de 2016, às 20h.
- Indicação: a partir de 12 anos.
- Duração: 60 minutos.
“Aos Sãos” é inspirado no livro “O holocausto brasileiro”, de Daniela Arbex, e conta a história do manicômio Colônia em Barbacena/MG, que abrigou durante décadas milhares de pacientes de modo desumano. Desempregados, bêbados, mendigos, esposas insatisfeitas e outros perturbadores da ordem eram condenados ao exílio e ao esquecimento. Como não enlouquecer perante tanta injustiça? Como sobreviver vivendo o abandono e o não pertencimento social?
Serão disponibilizadas 45 senhas ao público espontâneo 1h antes do início do espetáculo, o restante dos ingressos serão destinados a escolas e instituições com prévio agendamento.
______________________________
Pela Estrada a Fora, Um Conto de Fadas Diferente (ESGOTADO)
- Local: Sala Álvaro Moreyra.
- Dia 03/10, às 10h.
- Dia 07/11, às 15h.
- Indicação: 4 a 12 anos.
- Duração: 35 minutos.
Nesta versão urbana, chapeuzinho vermelho se aventura no trânsito da cidade grande, ora como pedestre, ora como passageira, sem observar as regras para um trânsito seguro. É uma história que apresenta para as crianças alguns dos símbolos e regras utilizados para um convívio harmônico entre os participantes do trânsito. Traz dicas simples e fundamentais para o público infantil. Nesta fase em que estão formando seus valores e percebendo sua espacialidade é essencial para os pequenos que trabalhemos esses conceitos.
Assuntos abordados:
- O que é trânsito para uma criança;
- Espacialidade (escola- rua-casa);
- Qual a condição de uma criança no trânsito;
- O exemplo dos pais;
- O exemplo dos adultos.
Ramonster – Malabareador de Ideias (ESGOTADO)
- Local: Sala Álvaro Moreyra.
- Dias 4 de outubro, às 15h.
- Dia 11 de outubro, às 10h e 15h.
- Dia 18 de outubro, às 10h e 15h.
- Dia 25 de outubro, às 10h.
- Indicação: Livre.
- Duração: 40 minutos.
Dotado de um estilo original, o espetáculo resgata a tradição dos elementos circenses, como a palhaçaria, o malabarismo e o ilusionismo, unindo à uma forma contemporânea de fazer comédia, com humor improvisado e cara limpa. Ao mesmo tempo possui um texto muito fácil de ser ouvido por todas as idades, que pretende levar o público a refletir sobre os princípios de fazer o bem, a ética, e o valor da ludicidade nas relações humanas.
Bi! Bi! Que legal! Um carrinho de pedal! (ESGOTADO)
- Local: Sala Álvaro Moreyra.
- Dia: 24 de novembro, às 10h e às 15h.
- Dia: 21 de novembro, às 10h e às 15h.
- Teatro de bonecos
- Classificação indicativa: 4 a 12 anos.
- Duração do espetáculo: 35 minutos.
Programa permanente de educação para o trânsito conviver para viver melhor. Todo o trabalho desenvolvido pela Coordenação de Educação para Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC procura de alguma forma inserir o recurso teatral com o intuito de despertar no público alvo maior interesse pelo assunto, o que contribui para tornar o debate ainda mais qualificado. Entendemos que a educação é a base para o êxito no desenvolvimento das relações humanas, e no que se refere às relações estabelecidas no trânsito, percebemos a necessidade de mudança comportamental por parte dos diferentes personagens do trânsito. Os dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde mostram o crescente aumento do índice de acidentalidade no trânsito, que é responsável pela ocupação de dois terços dos leitos hospitalares nos setores de traumatologia e ortopedia. Em virtude dessa realidade, o setor de Educação para a Mobilidade procura fazer a sua parte enquanto órgão do Sistema Nacional do Trânsito, a fim de que consigamos mudar esse quadro social. Para tanto, foi criado o “Programa Permanente de Educação para o Trânsito – Conviver para Viver Melhor”, que é constituído de vários projetos educativos visando ao envolvimento de públicos específicos, elaborando ações diferenciadas para cada contexto.
Esta é a história de um menino chamado Lucas contada através de teatro de bonecos, que possui muitos adereços, cor, cenário lúdico, sonoplastia e músicas especiais, criados especialmente para o espetáculo. O público tem diversão garantida e aprende com emoção o comportamento necessário para um trânsito mais seguro e civilizado.
Assuntos abordados:
- Respeito às orientações dos pais;
- Limitação do corpo físico;
- Conhecimento dos principais sinais de trânsito (placas, semáforos, faixa de pedestres);
- Convívio social – regras de convivência;
- Respeito ao meio ambiente.
______________________________
Para agendar ligue: 3289-8066 (das 9h às 12h e das 14h às 17h), ver regras de agendamento abaixo.
Regras de agendamento de grupos:
- As instituições têm um limite de até dois grupos de 45 pessoas por espetáculo, sendo que não podem agendar os grupos para o mesmo horário.
- Ao agendar devem informar dois telefones de contato, o da Instituição e o celular do responsável que acompanhará o grupo no dia da visita.
- A confirmação de agendamento fica condicionada a resposta de um e-mail de confirmação com o preenchimento de um documento enviado pela SMC.
IMPORTANTE: o transporte é por conta da escola/instituição.
Deixe um comentário