◈ Local: Sala Álvaro Moreyra.
◈ Dias: 28 e 30 de novembro, segunda e quarta, 7 a 21 de dezembro, quartas, às 20h.
◈ Duração: 50 minutos.
◈ Indicação: 14 anos.
◈ Entrada: franca.

Criado a partir do texto homônimo de Bernard Marie-Koltès, escrito em 1986, Tabataba apresenta dois irmãos negros que vivem em um bairro pobre, localizado em algum lugar do mundo. Num ambiente de calor extremo e tensão à flor da pele, eles discutem sua relação um com o outro e com a comunidade que os cerca. Partindo deste texto, o grupo criou uma dramaturgia que mistura elementos biográficos e ficcionais.
No espetáculo, é feita uma conexão direta com o universo que é apresentado no drama, mas buscando um diálogo intertextual com aspectos contemporâneos que são abordados no texto, como: o discurso de identidade, locais de fala, papeis de gênero, relação entre irmãos, negritude, guetos sociais, isolamento social e a relação entre o público e o privado.
A encenação mescla uma atuação representativa, com personagens bem definidos, e atos performáticos, que borram os limites entre a realidade e a ficção. Aliado a isso, a peça conta com interações intermediais que misturam o real e o virtual, questionando o que é estar presente.
A montagem foi idealizada no ano de 2015 no Departamento de Arte Dramática da UFRGS por artistas negros que acreditam na importância da representatividade.
O espetáculo é o estágio de atuação de Ivanei Araújo e o estágio de direção de Sandino Rafael. A equipe conta também com a atriz Hayline da Rosa Vitória, a iluminadora Fabiana Santos, a orientação de atuação de Ana Cecília Reckziegel, a orientação de direção de Clóvis Massa e fotografias de Dayane Alencar.
➤ Direção: Sandino Rafael.
➤ Atuação: Hayline da Rosa Vitória e Ivanei Araujo.
➤ Iluminadora: Fabiana Santos.
➤ Operação de vídeo: Fabrício Zavareze.
➤ Operação de som: Sandino Rafael.
➤ Orientação de atuação: Ciça Reckziegel.
➤ Orientação de montagem: Clóvis Massa.
➤ Orientação intermedial e cenografia: Chico Machado.
Deixe um comentário