◈ Local: Sala Álvaro Moreyra.
◈ Dias: 4 a 25 de abril, terças, às 20h.
◈ Duração: 80 minutos.
◈ Indicação: 12 anos.
◈ Entrada: R$ 10 inteira.

Houve um tempo em que o rádio foi o mais popular veículo de informação e entretenimento do mundo. Principalmente entre as décadas de 1920 e 1960 ocorreu o apogeu de programas radiofônicos que misturavam música, dramaturgia, noticiários e muito mais, para cativar os ouvintes e construir ídolos que rivalizavam em popularidade com as estrelas do cinema e, posteriormente, da televisão. Esse fascinante universo é o tema do espetáculo LONGOS BEIJOS EM ONDAS CURTAS, resultado da Oficina de Montagem da Cia Teatro ao Quadrado, com dramaturgia de Marcelo Ádams e direção de Margarida Peixoto, e elenco composto por quatorze alunos que interpretam personagens cujas vidas giram em torno da fictícia Rádio Ypióca AM.
Ambientado no início da década de 1950, na cidade de Porto Alegre, o espetáculo tem como principal cenário uma pequena emissora localizada no bairro Centro da capital gaúcha, que tem sua programação composta por radionovelas, programas de culinária, atrações infantis e reclames publicitários. Entretanto, a rotina dos artistas contratados é abalada quando a rádio é vendida para um rico anunciante, que pretende colocar sua protegida como estrela principal da Ypióca. Paralelamente aos conflitos amorosos e profissionais desenvolvidos no dia a dia da rádio, a história acompanha o outro lado do fenômeno radiofônico, e sem o qual ele não existiria: os fãs cativos que compõem a grande audiência. A família Junqueira, composta pelo pai e um casal de filhos, tem na Rádio Ypióca um motor de emoções diárias – seja pela fidelidade aos programas, seja pelas paixões que os artistas despertam com suas vozes e personalidades.
O espetáculo teve sua dramaturgia criada especificamente para o grupo de alunos, metodologia desenvolvida pela Cia Teatro ao Quadrado já há 15 anos, em que se trabalha com textos autorais escritos por Marcelo Ádams e dirigidos por Margarida Peixoto, proporcionando aos integrantes do elenco uma experiência original de criação cênica, trabalhando ainda com coreografias, canções antigas e sonoplastia com efeitos que reproduzem as práticas de sonorização das radionovelas dos anos 1950.
Página do Facebook.
– Direção: Margarida Peixoto.
– Assistência de direção: João Lima.
– Dramaturgia: Marcelo Ádams.
– Atuação: Alexsander Madeira, Bruna Eltz, Cris Rosa, Diógenes Sábio,Leandro Michel, Luiz Chanan, Lurdes Souza, Mafalda Panattieri, Magda Steffens, Paulo Arraché, Régis Conceição, Roberto Von Baranow e Winie Lacerda.
– Coreografias: Nicole Fischer.
– Iluminação: Wagner Duarte.
– Sonoplastia: Vitorio Azevedo
– Cenografia e figurinos: Oficina de Montagem da Cia Teatro ao Quadrado.
– Produção: Cia Teatro ao Quadrado.
Deixe um comentário