RESULTADO 9º Concurso Nacional de Dramaturgia Carlos Carvalho


Coordenação de Artes Cênicas – SMCEC

A Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa/PMPA, torna público os selecionados a serem premiados no 9º Concurso Nacional de Dramaturgia – Prêmio Carlos Carvalho – em homenagem ao dramaturgo porto-alegrense.

A Comissão Julgadora, formada por Patsy Cecato, Marcelo Adams, Diego Ferreira, Stella Bento e Pedro Bertoldi, premiou Construção, de José Roberto Pereira Júnior como grande vencedor desta edição do Prêmio de total foram 171 autores com 260 peças teatrais inscritas.

Segundo a Comissão: Construção foi o grande vencedor do Prêmio Carlos Carvalho de Dramaturgia por organizar de forma coesa, direta e com o domínio da carpintaria dramatúrgica temas que refletem a atualidade do Brasil, colocando em evidência através dos personagens e de uma narrativa longa a diversidade do cotidiano.

Ainda foram escolhidos os textos Corte Seco, de Marcelo Rosalem Oriani em segundo lugar e Sobre Bombas e Flores, de Lissa Augusta Duarte Santi como terceiro colocado. A Comissão atribuiu Menção Honrosa para a peça Coringa, de Renata Mizrahi sobre a qual comentaram que: impôs seu mérito ao discutir a visão da classe média sobre as tensões sociais a que está submetida.

O Júri reconheceu no segundo colocado, Corte Seco: além da relevância de sua temática, a originalidade no uso das técnicas dramatúrgicas na construção de um universo ficcional que se relaciona com as problemáticas contemporâneas, provocando reflexões que desafiam o lugar comum.

Destaca-se , ainda, que a terceira colocada: Sobre Bombas e Flores soube denunciar as tentativas de aniquilamento da educação, mostrar a luta de uma comunidade escolar por ensino e vida dignos e expor as reações e oposições da sociedade, por meio de uma construção dramática eficiente, personagens consistentes, situações plausíveis e ênfase na ação, levando a uma reflexão profunda sobre um tema vital para a sociedade.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 2 de dezembro, as 19h, no Teatro Renascença, com uma leitura dramática da peça vencedora, Construção.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: